Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Quais favelas do Rio devem receber megaoperações como a do Alemão

A partir da próxima semana, de cinco a dez grupos de policiais farão incursões diárias na Zona Sudoeste e na Baixada para eliminar barricadas

Por Da Redação
Atualizado em 7 nov 2025, 16h16 - Publicado em 7 nov 2025, 16h14
megaoperação
Corpos: moradores levaram os mortos para ser identificados na praça (Tomaz Silva/Agência Brasil)
Continua após publicidade

Mais dez operações semelhantes à ação realizada nos complexos do Alemão e da Penha, que deixou 121 mortos e 99 presos, estão programadas, segundo o governador Cláudio Castro. A informação foi divulgada pelo colunista do GLOBO Lauro Jardim nesta quarta (5).

+ Por que o true crime fascina ao transformar tragédia em entretenimento

O governador ainda tem outras medidas planejadas, como ocupar favelas da região de Jacarepaguá. A partir da próxima semana, de cinco a dez grupos de policiais farão incursões diárias na Zona Sudoeste e na Baixada Fluminense para eliminar barricadas.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Comunidades com grande poder de resistência, como Rocinha, Cidade de Deus, Complexo da Maré e Complexo de Israel, que inclui Vigário Geral, Parada de Lucas e Cidade Alta, estão na lista de novas megaoperações, que já teriam autorização da Justiça.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Segundo o secretário de Segurança Pública, Victor dos Santos, os inquéritos que indicam os chefes das quadrilhas e outros bandidos à frente dessas comunidades já estão bem avançados.

Perguntado sobre a Rocinha, com expressiva atuação do Comando Vermelho (CV), o secretário afirmou que a comunidade possui características parecidas com as dos complexos do Alemão e da Penha. Ele destacou que a Rocinha é um dos principais entrepostos de drogas do CV e que funciona como um bunker, recebendo criminosos de outros estados.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 32,90/mês