Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Fabio Steinberg lança livro sobre trajetórias de família imigrantes

Jornalista escreveu uma ficção baseada em personagens e fatos reais: a saga de quem veio da Europa para o Brasil no início do século XX

Por Da Redação
Atualizado em 13 ago 2025, 13h33 - Publicado em 13 ago 2025, 13h30
jornalista-fabio
Livro do jornalista Fabio Steinberg conta a trajetória de duas famílias que deixaram a Europa e vieram para o Brasil no início do século XX (./Reprodução)
Continua após publicidade

Filho e neto de imigrantes, o jornalista Fabio Steinberg acaba de lançar seu quarto livro, o romance Travessias – Aventuras e Desventuras de Famílias Imigrantes. A obra conta a saga de duas famílias que vieram da Europa para o Brasil no início do século XX. A obra, da Editora Ipê das Letras, é uma ficção baseada em personagens reais, que tem como pano de fundo os principais fatos que marcaram a época em solo tupiniquim e no mundo.

+ Pesquisadores do Rio descobrem espécie de peixe pré-histórico na Antártica

“O livro foi um pretexto para contar como era o Rio, como era São Paulo em 1926, e como era essa adaptação complicada de chegar a um novo país sem saber a língua, sem saber os costumes e sem dinheiro no bolso”, contou Fabio ao programa Revista Rio, da rádio Nacional.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

A história tem os pontos de vista de três narradores: Hana, nascida de família rica em Varsóvia, na Polônia, é bonita, inteligente e mimada, mas, ao ver seus planos ambiciosos congelados, transborda frustração. A filha dela, Rivka, que tem 6 anos quando a família se muda para São Paulo, registra suas experiências num diário. Já Natan relata a trajetória  de menino pobre, órfão de pai e sem perspectivas que vem para o Rio de Janeiro com a mãe para fugir no nazismo. 

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Segundo o autor, o título do livro representa quatro dimensões simbólicas. Primeiro, a Pessach, cerimônia judaica que faz referência à travessia dos judeus pelo deserto após a saída do Egito. Segundo, descreve a viagem de navio da Europa ao Brasil. Terceiro, narra a história dos personagens. E, para completar, reflete os ciclos de renovação entre imigrantes e descendentes.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.

abrir rewarded popup