Jardim Botânico vai expor pedra de 700 quilos vinda da China
Rocha do Monte Tai será instalada em frente à Casa Pacheco Leão em cerimônia neste sábado (27)

O Jardim Botânico vai ganhar um novo atrativo permanente: uma rocha de 700 quilos trazida da China.
O presente, oferecido pela State Grid Brazil Holding (SGBH), foi extraído do Monte Tai, local sagrado para o taoismo e reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial.
A cerimônia de entrega acontece no sábado (27), às 9h30, em frente à Casa Pacheco Leão.
A iniciativa faz parte das comemorações pelos 51 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China e ocorre durante as comemorações dos 15 anos da SGBH.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A data também marca a véspera do Dia do Mandarim, instituído pela Câmara Municipal em 2022. Durante a solenidade, estarão presentes dirigentes do Jardim Botânico, executivos da empresa, vereadores e autoridades do Consulado-Geral da China.
Ao lado da pedra, será fixada uma placa com a inscrição: “Que nossa amizade perdure e, embora separados por mil léguas, compartilhemos a mesma lua brilhante”.
+O desabafo de Renato Gaúcho após a eliminação do Flu na Sul-Americana
Três mudas de chá também serão plantadas no espaço para complementar uma quarta já existente nos jardins, descendente das primeiras plantas trazidas por chineses ao Brasil há mais de dois séculos.
Além da doação, a SGBH mantém outras iniciativas no parque. No ano passado, em parceria com o Banco Bocom BBM, patrocinou a reforma e reabertura da Casa Pacheco Leão, onde atualmente está em cartaz a exposição Rota do Chá – Botânica, Cultura e Tradição.