Continua após publicidade

Criador inquieto

Artista espanhol vivo mais valorizado hoje, Miquel Barceló expõe na Pinakotheke Cultural

Por Rafael Teixeira
Atualizado em 5 dez 2016, 12h42 - Publicado em 24 set 2014, 16h41
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ele tem três ateliês: um na Ilha de Maiorca, onde nasceu, outro em Paris e o terceiro na República do Mali, na África. A diversidade de endereços se reflete em sua produção. Hoje o artista vivo mais valorizado de seu país, o espanhol Miquel Barceló, 57 anos, assina cerâmicas, pinturas e esculturas, além de obras faraônicas: sua extravagante criação para o teto do salão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, na Suíça, uma espécie de caverna colorida, consumiu nove meses de trabalho e 35 toneladas de tinta. Barceló participou da Bienal de São Paulo em 1981 e voltou a expor na capital paulista em outras três ocasiões. Na mais recente, neste ano, exibiu o acervo que chega ao Rio em mostra na Pinakotheke Cultural. A seleção traz vinte trabalhos, entre pinturas e esculturas, dois filmes dedicados a seu processo criativo (um deles sobre o tour de force na ONU) e um gabinete cenográfico com objetos pessoais trazidos do ateliê parisiense. Estão no acervo seus quadros brancos, produzidos com camadas de tinta que formam texturas e desenhos, e telas da série de frutos de grandes formatos, como Tomate Coeur de Baleine. A sensação, no entanto, promete ser Elefandret, a escultura de um paquiderme com 2 toneladas de bronze, equilibrado sobre a própria tromba. Pinakotheke Cultural.

    Publicidade

    Rua São Clemente, 300, Botafogo, ☎☎ 2537-7566. Segunda a sexta, 10h às 18h; sábado, 10h às 16h. Grátis. Estacionamento gratuito. Até 9 de novembro. A partir de quarta (24).

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.