Continua após publicidade

A ditadura em cartaz

Nos cinquenta anos do golpe militar, galpão na zona portuária recebe exposição de fotos, peça e show que remetem aos anos de chumbo

Por Lula Branco Martins
Atualizado em 2 jun 2017, 13h10 - Publicado em 2 abr 2014, 21h16
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Feita no fim dos anos 60, a foto acima não deixa de ser um bem-humorado registro sobre uma época em que qualquer artifício era válido para ludibriar a censura e mandar uma mensagem subliminar. Ela exibe a fachada do Cine Odeon, e o filme em cartaz, A Noite dos Generais, nada tem a ver com o golpe militar brasileiro, que completa cinco décadas nesta segunda-feira (31). Trata-se, na verdade, de uma produção de 1967 com Omar Sharif e Peter O?Toole no elenco e cuja trama se passa na II Guerra. Essa imagem integra uma ampla exposição que ocupa o Armazém da Utopia, na região portuária, até o dia 13 de abril. Além da mostra, que se espalha por quatro ambientes e 48 telões, há uma série de atrações que remetem ao período dos anos de chumbo. “O objetivo é mostrar o ambiente cultural e político daquela época”, diz o diretor de teatro, cinema e TV Luiz Fernando Lobo, idealizador do evento. A programação inclui a montagem da peça Sacco e Vanzetti, sobre uma dupla de imigrantes italianos condenados injustamente nos Estados Unidos, e uma recriação do show Opinião, outro libelo do movimento de resistência à ditadura. No palco, Camilla Costa, Renato Brás e Maurício Tizumba fazem as vezes de Nara Leão, João do Vale e Zé Kéti, integrantes originais do elenco. Está prevista ainda a exibição de documentários.

    Publicidade
    Reprodução
    Reprodução ()
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.