Exército abre inquérito para investigar militar flagrado chutando animal
Vídeo que mostra a ação circulou pelas redes sociais. Políticos cobram explicações do Exército
Viralizou nas redes sociais, nesta segunda (2), um vídeo em que um militar do Exército chuta um animal. A cena de crueldade teria ocorrido dentro de um quartel de Bonsucesso, na Zona Norte. Para investigar o caso, o Comando Militar do Leste abriu um Inquérito Policial Militar.
+ Recorde de votos: saiba quem são os conselheiros tutelares eleitos no Rio
“O Exército Brasileiro não compactua com nenhum tipo de violência a animais de qualquer espécie. Ao tomar conhecimento do fato, após a análise das imagens, iniciou-se a devida apuração, por meio de procedimento administrativo”, informou a organização por meio de seu perfil oficial no X (ex-Twitter).
A gravação mostra o momento em que o militar ataca o animal e o arremessa para longe. Ao fundo, é possível ouvir risadas e falas de incentivo da pessoa que estava filmando.
Militar chuta animal indefeso por diversão, que voa para longe. Amigos riem. pic.twitter.com/DblaWevn7K
— Imagens que provam: o povo brasileiro não presta (@imagensdobr) October 2, 2023
O vereador Luiz Ramos Filho (PMN), presidente da Comissão dos Direitos dos Animais da Câmara de Vereadores do Rio, protocolou nesta segunda (2) um ofício pedindo explicações ao Exército brasileiro. O documento cobra identificação do militar que cometeu a violência e das pessoas que testemunharam o caso.
“Não sabemos ainda qual espécie de animal era e se sobreviveu, mas, vamos manter a cobrança para que tal fato seja a purado e o autor seja punido de acordo com a legislação vigente”, disse o vereador em publicação nas redes sociais.
Já o deputado Léo Vieira (PL), que preside a Comissão de Defesa e Proteção dos Animais da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), afirmou que dará entrada em uma moção de repúdio na Alerj e que vai oficiar o Exército para obter explicações.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
De acordo com o artigo 32 da lei nº 9.605, , a pena para o crime de agressão a animais varia de 2 a 5 anos de prisão.