Evento da Sebastiana debate o crescimento do Carnaval de rua
Oitava edição do Desenrolando a Serpentina terá exibição de filmes e show da Orquestra Popular Céu na Terra
Representantes de Rio de Janeiro, Salvador, Olinda, São Paulo e Belo Horizonte vão falar dos desafios do Carnaval de rua no Brasil nesta sexta (27) e sábado (28) em evento da Sebastiana (Associação Independente de Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro da Cidade do Rio). A oitava edição do “Desenrolando a Serpentina” acontecerá no Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB, no Flamengo e o tema desse ano será “O Dilema do Crescimento do Carnaval de Rua”. Além de três mesas de conversas, a programação do evento inclui a exibição de filmes sobre o Carnaval, show da Orquestra Popular Céu na Terra e roda de samba com o Grupo Arruda e Moacyr Luz, é aberto ao público e a entrada é franca. Confira a programação:
Dia 27 de novembro
17h – Abertura do evento com a exibição de filmes de carnaval
19h – Mesa de abertura – Os desafios do crescimento do carnaval de rua – com as presenças do Ministro da Cultura Juca Ferreira; do Prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes; da Secretária de Cultura do Estado do Rio, Eva Dóris; do Secretário Municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello; da Presidente da Liga da Zona Portuária, Rosiete Marinho e da Presidente da Sebastiana, Rita Fernandes.
20h – Show com a Orquestra Popular Céu na Terra
Dia 28 de novembro
11h30 – Rodada de Conversas entre Associações, Blocos e Poder Público
Decreto Nº 44617 e a Resolução conjunta SESEG/SEDEC nº 132.
Como equacionar as exigências normativas estabelecidas pelo decreto e resolução da Secretaria de Segurança para os eventos de rua. Blocos não são eventos, são manifestações populares espontâneas. Quando um bloco vira evento?
Convidados: representantes da Polícia Militar, Secretaria de Segurança, Secretaria de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Riotur e das associações de blocos: Sebastiana, Zé Pereira, Folia Carioca e Liga de Blocos e Bandas da Zona Portuária.
13h – Intervalo – Exibição de filme “Bloco do Barbas – O Documentário”, de Ricardo de Moraes.
14h30 – Mesa de debates– Formas de financiamentos para o carnaval de rua
Cresceu, e agora? Como financiar o carnaval de rua no Rio? Possibilidades de financiamento público e patrocínios privados; os editais públicos para o carnaval de rua e as experiências de crowdfunding.
Convidados: Marcelo Calero (Secretário Municipal de Cultura de Cultura do Rio de Janeiro), Tatiana Rachid (Subsecretária de Cultura), Vagner Fernandes (Presidente da Z.O.N.N.A B), Rodrigo Resende (Presidente da Zé Pereira), Marina Fryberg (Observatório de Economia Criativa da UFF)
16h30 – Mesa de debates – Carnavais brasileiros: desafios
A hora e a vez do carnaval de rua no Brasil e os desafios. Em debate, os carnavais do Rio de Janeiro, Salvador, Olinda, São Paulo e Belo Horizonte. Convidados: Sérgio Bezerra (Diretor do Conselho de Carnaval de Salvador), Pepe Jordão (Diretor de Cultura da Secretaria de Cultura de Olinda), José Mauro Gnaspini (Coordenador de Projetos Especiais e de Carnaval da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo), Luiz Felipe Barreto (Diretor de Eventos da Belotur / Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte), Marcelino Granja (Secretário de Cultura do Estado de Pernambuco) e Antonio Pedro Figueira de Mello (Secretário Municipal de Turismo do Rio de Janeiro).
19h – Intervalo – Exibição do documentário “Fantasia Política”, de André Motta Lima. Documentário produzido no carnaval da campanha pelas Diretas Já, em1995, trata das manifestações políticas no carnaval carioca.
20h – Roda de samba em homenagem a Lefê Almeida com Grupo Arruda e participação especial de Moacyr Luz
O Desenrolando a Serpentina tem os apoios da Riotur e do Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB, promoção Globo e é realizado pela Sebastiana.
Serviço
Desenrolando a Serpentina – palestras, filmes, show e roda de samba
Data: 27 e 28 de novembro de 2015
Horário: 27/11 – das 17h às 20h30 e 28/11 – das11h às 20h
Local: Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB
Endereço: Beco do Pinheiro, 10 – Flamengo
Classificação etária: livre
Entrada franca