Após 50 anos, tubulação de esgoto para emissário de Ipanema é reformada
Intervenção foi realizada na estação elevatória do canal do Leblon, que conecta a Lagoa ao mar
Quem aproveitou o veranico no final de semana encontrou águas cristalinas nas praias do Rio. A ausência de manchas de sujeira muito comuns no mar carioca é consequência da modernização da tubulação que leva o esgoto de bairros como Leblon, Gávea, Ipanema e São Conrado para o emissário submarino de Ipanema, reformado após cinquenta anos. A intervenção operada pela Águas do Rio foi realizada no canal da Rua Visconde de Albuquerque no Leblon, que conecta a Lagoa ao mar e recebe os rios Rainha, Macacos e Cabeça, para reduzir os riscos de vazamento.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
+ Milhares de bichos de luz invadem Rio e Niterói, assustando moradores
A reforma da estação elevatória do Leblon prevê o reparo do desgaste e da corrosão da estrutura, e a aplicação de um “encamisamento” – técnica de reforço da camada de aço que prolonga a durabilidade da tubulação. No total, 14,5 metros da rede vigente foram recuperados. A operação prevê ainda a instalação de 140 metros de tubulação nova, em paralelo à estrutura original.
A concessionária identificou 98 ligações clandestinas de esgoto no percurso de 42 quilômetros e emitiu 208 notificações nos últimos dois anos. O coordenador da operação José Maria Vaz afirma que o sistema reduz o risco de novos vazamentos e garante eficiência e proteção ambiental ao sistema.
Solidariedade e diversão: amigos repetem festa pelo INCA no Joá
Vale a viagem: as melhores casas de Búzios, Niterói e da Serra
Bokor: Edifício Lage faz 100 anos e ganha coletivo de arte na cobertura
João Vicente admite affair com Gracyanne Barbosa
VEJA RIO COMER & BEBER 2025: confira a lista de premiados