Continua após publicidade

Escadaria Selarón é documentada para preservação

Um dos pontos turísticos da Lapa, monumento do artista chileno Jorge Selarón é documentado pela Prefeitura para manter a preservação

Por Thaís Meinicke
Atualizado em 5 jun 2017, 13h51 - Publicado em 3 set 2013, 16h45
selaron-1.jpg
selaron-1.jpg (Redação Veja rio/)
Continua após publicidade

Após quatro meses de trabalho, chegou ao fim o processo de documentação da Escadaria Selarón, um dos pontos turísticos mais famosos da Lapa. Localizada na Rua Joaquim Silva, a escadaria foi criada pelo artista plástico chileno Jorge Selarón, que a mantinha como uma obra aberta, modificando e acrescentando novas peças aos mosaicos de azulejo que adornam o local. Após sua morte, em janeiro deste ano, a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconserva) iniciou um processo de documentação para garantir a preservação do monumento, tombada pela Prefeitura em 2005.

Foi feito um levantamento planimétrico para registrar os detalhes de peças, rejuntes, fachadas, degraus e superfícies planas que compõem o espaço. As peças foram medidas, fotografadas uma por uma e reproduzidas em desenhos de escala real. Todos os dados foram catalogados para possibilitar que futuros serviços de manutenção respeitem as características originais do trabalho. Ao todo, a obra de Selarón conta com e 125 metros de comprimento e 215 degraus, adornados por azulejos oriundos de diversos países.

selaron-proj.jpg
selaron-proj.jpg ()

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.