Continua após publicidade

Mangueira, Imperatriz e outras sete escolas definem enredos para 2023

Ordem dos desfiles das agremiações do Grupo Especial será definida na próxima segunda (11)

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 6 jul 2022, 18h26 - Publicado em 6 jul 2022, 18h24

Na segunda (11), está marcado o sorteio que decidirá a ordem dos desfiles na Marquês de Sapucaí em 2023. Já na contagem regressiva para a grande festa, nove das doze escolas de samba do Grupo Especial definiram seus enredos para o próximo ano. Pautas sociais e raciais, histórias de diferentes regiões do Brasil e homenagens a nomes como Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz estão entre os temas divulgados pelas agremiações até o momento. Unidos da Tijuca, Unidos de Vila Isabel e Mocidade Independente de Padre Miguel ainda não anunciaram oficialmente seus enredos.

Veja alguns que já foram anunciados para o Carnaval 2023:

+ Retirada do visto para os Estados Unidos pode levar mais de 400 dias

Estação Primeira de Mangueira

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Mangueira (@mangueira_oficial)

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

A verde e rosa vai abordar a ancestralidade e a cultura afro-brasileira, recorte que ganhou grande destaque nos desfiles de 2022, com o título “As Áfricas que a Bahia canta”. O enredo vai mostrar as construções das visões de África na Bahia a partir da musicalidade e de instituições negras, dando destaque para o protagonismo feminino e as lutas contra a intolerância, o racismo e pelo fortalecimento da identidade afro.

Imperatriz Leopoldinense

A Imperatriz Leopoldinense faz também uma viagem ao Nordeste e suas tradições com “O aperreio do cabra que excomungado tratou como má-quebrança e o santíssimo não deu guarida”. O carnavalesco Leandro Vieira, contratado pela escola após o Carnaval de 2022, se debruça neste enredo nas visões delirantes dos cordéis nordestinos que contam histórias fantásticas sobre a chegada de Virgulino Ferreira da Silva, o famoso – e temido – Lampião ao céu e ao inferno. A narrativa terá como base obras populares da literatura de cordel sobre o tema, como “A chegada de Lampião no inferno”, “O grande debate que teve Lampião com São Pedro” e “A chegada de Lampião no céu”.

Beija-Flor de Nilópolis

A azul e branca, vice-campeã do Carnaval 2022, foi a última escola a anunciar seu próximo enredo: “Brava gente! O grito dos excluídos no Bicentenário da Independência”. O tema tem foco no povo brasileiro marginalizado e a proposta de trazer um novo marco da fundação do país. “Ao invés de celebrar ritualisticamente o mito fundador da pátria – o Grito do Ipiranga no 7 de setembro -, argumentamos em favor de um novo marco, capaz de oferecer um sentido que consideramos mais próximo da verdade histórica de uma independência que foi conquistada, não proclamada. Este marco é o 2 de julho de 1823, data da vitória das tropas brasileiras na conflagração instalada na Bahia”, diz um trecho do texto divulgado pela agremiação.

Continua após a publicidade

+ Os bairros do Rio que registraram o maior aumento de preço no aluguel

Salgueiro

Já a vermelha e branca da Zona Norte vai apresentar o enredo “Delírios de um Paraíso Vermelho”. Nele, o paraíso é descrito como um novo Éden que aguarda os excluídos e marginalizados. Um lugar que “reluz em tons fortes de vermelho” e que é descrito como um “paraíso de devaneios, da liberdade democrática das ruas”, “onde a fantasia se mistura com a realidade” e “o sagrado e o profano se misturam”. Desenvolvido por Edson Pereira, o enredo é também uma homenagem ao famoso carnavalesco João Clemente Jorge Trinta (1933-2011), conhecido como Joãosinha Trinta.

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:
Portela

“O azul que vem do infinito” será o enredo da Portela em homenagem aos seus cem anos de história e aos grandes nomes que marcaram esta trajetória. O centenário da azul e branca de Madureira será contado pelo olhar de cinco baluartes: Paulo da Portela, Tia Dodô, Natal da Portela, Davi Corrêa e Mestre Monarco, que faleceu no fim de 2021. A sinopse em vídeo divulgada traz registros de momentos marcantes da agremiação e narração de famosos portelenses, como Paulinho da Viola.

Império Serrano

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Império Serrano (@imperioserrano)

A verde e branca promete um desfile emocionante em homenagem ao sambista Arlindo Cruz. Será uma celebração da vida e obra do artista, assim como sua relação com a agremiação. Junto ao Império Serrano, Arlindo Cruz venceu doze disputas de samba-enredo, como “Jorge Amado, axé Brasil”, de 1989, e “O Império do Divino”, vencedor do Estandarte de Ouro em 2006.

“Como numa roda de amigos, o Império Serrano promove um reencontro para celebrar o grande Arlindo Cruz. Nesta festa regada a muito samba, vamos relembrar a sua história, seus sucessos e, com eles, percorrer caminhos que nos levará a lugares, reais e simbólicos, que marcam a trajetória desse imperiano de fé”, explica o carnavalesco Alex de Souza. O lançamento da sinopse oficial de “Lugares de Arlindo” será na próxima terça, 12 de julho.

Grande Rio

Atual campeã do Carnaval carioca, a tricolor de Duque de Caxias também homenageia outro ícone do samba: Zeca Pagodinho. O enredo “Bem-vindo, Zeca Pagodinho!”, que vai exaltar a história do cantor de Xerém, ainda não teve sua sinopse divulgada.

Unidos do Viradouro

A escola niteroiense vai entoar a história de “Rosa Maria Egipcíaca”, considerada a primeira mulher negra a escrever um livro no Brasil. Com autoria de Tarcício Zanon, o enredo é baseado no livro “Rosa Egipcíaca: Uma Santa Africana no Brasil”, de Luiz Mott, sobre a conturbada trajetória desta mulher que foi escravizada, prostituta, beata e sofreu anos de castigo e descrédito.

Paraíso do Tuiuti

Até o momento, a agremiação azul e amarela divulgou somente o nome do enredo: “Mogangueiro da Cara Preta”. A sinopse do enredo desenvolvido pelos carnavalescos Rosa Magalhães e João Vitor Araújo deverá ser revelada em breve.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.