Elefante-marinho de quatro toneladas dá pinta em Praia de Niterói
Apesar de incomum na costa brasileira, mamífero pode ter se deslocado de colônia na Patagônia em busca de comida e descanso

O mar está para peixes, baleias, pinguins — e até elefante-marinho. O mamífero de quatro toneladas foi visto no último Sábado (26) sobre as pedras da Praia de Piratininga, em Niterói. Equipes da Guarda Ambiental e da empresa de monitoramento EcoNservation isolaram uma área de cerca de quarenta metros para proteger e acompanhar o estado de saúde do animal.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Funcionário da EcoNservation, o veterinário Diogo Cristo relata que o animal foi visto na região de Jaconé, em Maricá. Apesar de não ser tão frequente encontrar a espécie Mirounga leonina na costa brasileira, é possível que nesta época do ano os elefantes-marinhos jovens se afastem de suas colônias na Patagônia para buscar alimento ou descanso do inverno no Hemisfério Sul. “Já acompanhávamos seu trajeto desde Maricá. O isolamento é essencial para protegê-lo e permitir seu retorno ao habitat natural com segurança”, explicou Jociley Neves, coordenador da Guarda Ambiental de Niterói.