Eduardo Paes pedirá a Lula para Rio ser a capital honorária do Brasil

Solicitação inclui garantia da manutenção de hospitais federais, reconstrução de monumentos e retomada de obras abandonadas

Por Redação
7 fev 2025, 14h31
rio-de-janeiro
Rio de Janeiro: em busca do título simbólico que valoriza a cidade (Canva/Reprodução)
Continua após publicidade

Capital do Brasil durante quase dois séculos, do período colonial à República, quando a capital foi transferida para Brasília, em 1960, o Rio de Janeiro pode passar a ser reconhecido como “capital honorária” e “cidade federal”. É o que deseja a prefeitura, que vai formalizar o pedido ao governo federal para que a medida seja adotada por decreto.

+ Calor do verão carioca faz atendimentos do Samu subirem 34%

Segundo a assessoria da prefeitura, o título oficializa a cidade como principal cartão postal do país e tem o papel de valorização do município. De acordo com o poder municipal, o pedido já foi discutido entre o prefeito Eduardo Paes e o presidente Lula, conforme publicou o jornal O Globo.

Compartilhe essa matéria via:

O documento destaca o papel importante do Rio como porta de entrada e sede de eventos importantes como as Olimpíadas de 2016 e a reunião do G20, assim como o Carnaval, o Réveillon e o Rock in Rio. O pedido sugere ainda medidas como a proibição de transferência de órgãos federais para Brasília, a reativação de gabinetes culturais; a volta da Embratur para o Rio, a garantia da manutenção e funcionamento de hospitais federais, a reconstrução de monumentos e a retomada de obras abandonadas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.