Eduardo Paes pedirá a Lula para Rio ser a capital honorária do Brasil
Solicitação inclui garantia da manutenção de hospitais federais, reconstrução de monumentos e retomada de obras abandonadas

Capital do Brasil durante quase dois séculos, do período colonial à República, quando a capital foi transferida para Brasília, em 1960, o Rio de Janeiro pode passar a ser reconhecido como “capital honorária” e “cidade federal”. É o que deseja a prefeitura, que vai formalizar o pedido ao governo federal para que a medida seja adotada por decreto.
+ Calor do verão carioca faz atendimentos do Samu subirem 34%
Segundo a assessoria da prefeitura, o título oficializa a cidade como principal cartão postal do país e tem o papel de valorização do município. De acordo com o poder municipal, o pedido já foi discutido entre o prefeito Eduardo Paes e o presidente Lula, conforme publicou o jornal O Globo.
O documento destaca o papel importante do Rio como porta de entrada e sede de eventos importantes como as Olimpíadas de 2016 e a reunião do G20, assim como o Carnaval, o Réveillon e o Rock in Rio. O pedido sugere ainda medidas como a proibição de transferência de órgãos federais para Brasília, a reativação de gabinetes culturais; a volta da Embratur para o Rio, a garantia da manutenção e funcionamento de hospitais federais, a reconstrução de monumentos e a retomada de obras abandonadas.