Quem forma o ‘dream team’ da economia da próxima gestão de Eduardo Paes

Gabinete de Transição anuncia Maria Silvia Bastos Marques na Secretaria de Grandes Projetos, Osmar Lima em Desenvolvimento Econômico e Sidney Levy no Invest.Rio

Por Da Redação
Atualizado em 13 dez 2024, 13h37 - Publicado em 13 dez 2024, 13h35
impatech-gabinete-transicao
Gabinete de transição: equipe de Paes se reúne no prédio da Faculdade de Matemática (Marcos de Paula/Prefeitura do Rio/Divulgação)
Continua após publicidade

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o vice-prefeito eleito Eduardo Cavaliere apresentaram, nesta quinta (12), os nomes dos gestores das áreas econômicas para o próximo mandato, que se inicia em janeiro de 2025. Foi no prédio da Faculdade de Matemática, Impatech, onde se reúne o Gabinete de Transição. Maria Silvia Bastos Marques comandará a nova Secretaria de Grandes Projetos, Osmar Lima foi o escolhido para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a presidência da Invest.Rio será ocupada por Sidney Levy.

+ Nas redes sociais, Eduardo Paes anuncia novos secretários municipais

“Estamos olhando e trabalhando para o Rio retomar seu caminho de crescimento e desenvolvimento. Para a cidade voltar a ocupar o lugar que ela merece ter. Este é um dream team do choque de capitalismo necessário para o Rio. Somos a segunda economia do país. Temos uma atividade econômica muito forte, temos a Petrobras, a Vale, um setor financeiro forte e queremos que isso seja a lógica e a tônica do Rio nos próximos quatro anos. Apresentamos aqui um time escolhido a dedo, com muito critério. Para as pessoas e os investidores voltarem a acreditar na cidade. Esse time vai trabalhar junto na construção de um choque de capitalismo, buscando a atuação dos atores privados”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.

A Secretaria de Grandes Projetos terá a função de “dialogar com os entes federativos envolvidos nos projetos estratégicos da cidade, além de acompanhar todas as principais ações infraestruturais em execução”. No comando, estará Maria Silvia Bastos Marques, que tem um vasto currículo: graduada em Administração Pública e mestre e doutora em Economia pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV/RJ), foi professora do departamento de economia da PUC-Rio e pesquisadora do Instituto Brasileiro de Economia da FGV/RJ. Presidiu a Empresa Olímpica Municipal do Rio de Janeiro, foi presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), secretária municipal de Fazenda do Rio e presidente da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e do Grupo Icatu Seguros. Também integrou os conselhos de Administração da Petrobras, Companhia Vale do Rio Doce, Anglo American PLC, Embratel, Souza Cruz, Pão de Açúcar, Arcelor, Light e Globex.

+ Como vai funcionar o gabinete de transição do mandato de Eduardo Paes 

Continua após a publicidade

“O que me traz de volta é a crença e a confiança que tenho nessa gestão. Estou muito feliz de estar de volta. Agora é a hora da virada, trazer os empreendedores, o Rio construiu uma credibilidade incrível”, disse Maria Silvia.

Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico passará a ter em seu organograma a Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar) e a missão de comandar diversas importantes iniciativas para a cidade, como a requalificação da região do Sambódromo, com a demolição do Viaduto 31 de Março. Escolhido para assumir a pasta, Osmar Lima é funcionário do BNDES há 10 anos. Lá ocupava o cargo de chefe do Departamento de Projetos Municipais da Área de Desestatização e Estruturação de Projetos, sendo responsável por todas as operações de âmbito municipal, incluindo o Programa de Estruturação de PPPs de Iluminação Pública do banco. Também já atuou como analista de crédito na Área Industrial e gerente de investimentos em private equity na Área de Mercado de Capitais. “Quero agradecer a oportunidade de trabalhar nesse dream team. Esperança de colocar a cidade onde ela merece. Vamos trazer um pipeline de projetos estruturantes e dar confiança para os investidores”, afirmou Osmar.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

O dream team contará ainda com Sidney Levy, formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado em Engenharia pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia (Coppe-RJ) e especialização em Administração pelo Institute of Management Development (IMD), em Lausanne, na Suíça. Ele foi presidente da Valid S.A. de 1994 a 2011, quando passou a ocupar o cargo de presidente do Conselho de Administração, e, entre 2013 e 2016, atuou como CEO do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Agora vai presidir a Invest.Rio, que será a agência de promoção e atração de investimentos do município. Ela trabalhará conectando empresas, investidores e iniciativas ao ecossistema econômico, melhorando a imagem do Rio. “Não existe uma cidade desenvolvida sem os empreendedores. Queremos ser o lugar mais business friendly do Brasil. Vamos trabalhar para fazer deste o melhor mandato de todos”, planeja ele.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.