Dose de reforço contra a Covid-19 poderá ser antecipada em caso de viagem
Decisão também é válida em casos de problemas de saúde e questões pessoais. Não é necessário apresentar um documento que comprove a antecipação
Os cariocas que já estão com viagem marcada poderão receber de forma antecipada a terceira dose da vacina contra a Covid-19. De acordo com o anúncio da Secretaria municipal de Saúde (SMS) na terça (14), o intervalo também poderá ser reduzido em casos de problemas de saúde – como a realização de cirurgias – e outras questões pessoais.
+ Com ConecteSUS fora do ar, saiba como baixar o comprovante de vacina pelo site da prefeitura
O ideal é que a aplicação não se distancie tanto do prazo recomendado, de acordo com a pasta. O calendário de imunização do município prevê que todas as pessoas a partir de 18 anos que receberam a segunda dose há cinco meses ou mais já podem ser imunizadas com a dose de reforço.
Nesta semana, cariocas de 57 anos ou mais que foram vacinados com a segunda dose no intervalo de três meses ou mais também podem retornar aos postos. Já as pessoas com alto grau de imunossupressão e com doenças crônicas graves podem tomar o reforço após 28 dias.
+ Fiocruz inaugura unidade de pesquisa para monitorar variantes da Covid
Para antecipar a dose de reforço, não é necessário apresentar nenhum documento de comprovação. Segundo a SMS, a medida foi tomada para contemplar o maior número de pessoas possível e tornar o processo menos burocrático.
Veja o calendário de aplicação da terceira dose no Rio: