Show de bola: premiado documentário sobre altinha chega ao streaming
Vencedor de prêmio considerado a Copa do Mundo do cinema esportivo, longa conta a história do carioquíssimo esporte que nasceu no Coqueirão e foi para o mundo
Altinho ou altinha? Esta é uma das questões que permeia o documentário Bola pro Alto!, com estreia no Canal Brasil e nas plataformas Claro Vídeo e Vivo Play na quinta (4), após uma trajetória ascendente em festivais Brasil adentro e afora, tendo inclusive ganhado a Guirlande D’Honneur do 42˚ Festival Sport Movies & Tv Milano
International, uma espécie de Copa do Mundo do cinema esportivo. “Conhecido no gênero feminino, o jogo começou sendo chamado no masculino, que é como até hoje os veteranos se referem a ele”, explica Cecília Lang, que mergulhou sete anos neste universo para dirigir o filme.
+ De vento em popa: Barcas vão além de Niterói e Paquetá para fazer turismo
+ Caminho aberto para Noel: Nova América restaura chaminé histórica
A ideia inicial era fazer um curta-metragem sobre uma roda de amigos, que se cotizaram para contar sua história. Mas, ao longo da pesquisa, acabou virando o primeiro longa a respeito do esporte declarado patrimônio imaterial do Rio e que agora se espraia por cidades não litorâneas, como Belo Horizonte e Brasília. “Até Israel, Espanha e Marrocos têm suas rodinhas”, diz a cineasta, que contou com depoimentos de Evandro Mesquita, Marcelo Adnet e Cynthia Howlett.
+ Consumidores do Rio perderam 254 000 reais em golpes na Black Friday 2024
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O cenário é o lendário Coqueirão, trecho da Praia de Ipanema considerado o “Maracanã da altinha”. “É um fenômeno social e cultural que a gente narra do ponto de vista do bairro onde tudo teria se iniciado”, resume ela.
Grupo de ricos cariocas entre os ganhadores da Mega da Virada
Táxis fora da tabela viram rotina no Rio
Bombeiro sugere esquecer superstição de pular 7 ondas na virada em Copa
IPTU 2026: confira as datas de pagamento no Rio e descontos disponíveis
Pra ajudar a sorte! Quais os números mais sorteados na Mega Sena da Virada





