Doadores de sangue passarão a receber SMS quando salvarem vidas
Sistema de alertas é inspirada em iniciativas implantadas em Reino Unido e Suécia
Fornecer o número do telefone ao Hemorio no momento da doação vai ganhar um significado especial a partir de dezembro. Uma iniciativa do instituto em parceria com a Associação Pró-Vita vai permitir a quem doa saber o exato momento em que seu sangue estiver ajudando a salvar uma vida, por meio de uma mensagem SMS.
A novidade se tornará possível graças a um sistema informatizado. No momento em que o sangue do doador for aproveitado, ele receberá a seguinte mensagem: “Seu sangue está salvando alguém agora mesmo! Pró-Vita e Hemorio informam: o sangue que vc doou acabou de ser utilizado. Parabéns! Saiba mais: provita.org.br/sms”. Os principais objetivos da iniciativa são aumentar o estoque que abastece os hospitais do Rio e divulgar aos cariocas a importância de ser doador.
O sistema de alertas é inspirado em iniciativas semelhantes implantadas em países como Reino Unido e Suécia. “A experiência no exterior indica um aumento de 30% na quantidade de doadores de sangue no ano”, afirma Ottmar Saffier, presidente da Associação Pró-Vita.