Dia Mundial da Água: Baía de Guanabara terá mutirão de limpeza

Ação ocorrerá na Praia do Flamengo, São Gonçalo, Cachoeiras de Macacu, Niterói, Tanguá e Maricá; iniciativa é da Redagua, em parceria com a Petrobras

Por Da Redação
Atualizado em 20 mar 2025, 15h00 - Publicado em 20 mar 2025, 14h52
Voluntários se mobilizam para grande ação de limpeza na Baía de Guanabara
Mutirão: voluntários se mobilizam para grande ação de limpeza na Baía de Guanabara  (Rodrigo Campanário/Divulgação)
Continua após publicidade

Voluntários de diversas regiões do estado participarão da quarta edição do Clean Up Bay, mutirão de limpeza da Baía de Guanabara no próximo sábado (22), Dia Mundial da Água, das 8h às 12h. As ações ocorrerão em seis pontos estratégicos: Praia do Flamengo (Aterro), São Gonçalo (Praia das Pedrinhas), Cachoeiras de Macacu (Poço do Valério), Niterói (Charitas), Tanguá (Rio Caceribu) e Maricá (Praia do Recanto). Os voluntários realizarão a coleta de lixo, seguida da triagem e registro dos resíduos encontrados, contribuindo para o mapeamento dos detritos que chegam à costa.

+ Caso Embelleze: investigação revela desvio no dia da morte do fundador

Inspirado no Clean Up Day, o evento também oferecerá atividades interativas para o público: oficinas, exposições e jogos educativos vão sensibilizar os participantes sobre a conservação marinha. Para ampliar o impacto, será oferecida a formação gratuita ‘Lideranças em Limpeza de Praias e Outros Ambientes’, com orientações sobre o uso de EPIs e organização de mutirões. As inscrições estão disponíveis no link. Mais de 200 voluntários já estão inscritos para a ação.

Depois que a Comlurb passa recolhendo média de 19,5 toneladas de lixo das areias do Flamengo diariamente, ainda sobram hastes flexíveis, tampinhas plásticas, bitucas de cigarros, pedaços de isopor e muita “comida imprópria” que é ingerida por aves e peixes. Desde 2022, o Clean Up Bay já mobilizou 916 voluntários e impediu que quase três toneladas de lixo chegassem ao mar, sendo a maior parte plástico. A iniciativa também se conecta com outras ações de conservação, como a ‘Operação LimpaOca’, que ocorre durante o período de defeso do caranguejo-uçá.

A iniciativa é da Rede de Conservação Águas da Guanabara (Redagua), uma rede de atuação territorial que reúne projetos que contam com a parceria da Petrobras — Coral Vivo, Guapiaçu, Meros do Brasil e Uçá — por meio do Programa Petrobras Socioambiental (PPSA), e a própria empresa. A ação conta com apoio do AquaRio e do BioParque do Rio.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

“Nosso objetivo é inspirar mais ações coordenadas e transformar este evento em um marco para a conservação ambiental”, destaca Andie Märal, consultora do Projeto Uçá na Redagua.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.