Neste dia 29 de outubro, quinze celebridades, entre elas Guilhermina Guinle, Rodrigo Santoro, Juliana Paes e Zé Wilker, contam o que estão lendo. Aproveite as dicas
Por Daniela Pessoa
Atualizado em 5 dez 2016, 15h57 - Publicado em 28 out 2011, 12h11
Era uma vez, no distante reino de Portugal, a Real Biblioteca Portuguesa. No dia 29 de outubro de 1810, dois anos após a chegada da corte ao Brasil, ela foi transferida para o Rio de Janeiro a mando de Dom João VI. Nascia a Biblioteca Nacional. Em homenagem à sua fundação em território brasileiro, a data foi escolhida para festejar o Dia Nacional do Livro. Todo dia é dia de ler, mas hoje, em especial, celebridades como Guilhermina Guinle, Zé Wilker, Rodrigo Santoro e Ivete Sangalo contaram a VEJA Rio o que estão lendo (ou acabaram de ler). Fica a dica: são livros que não podem deixar de passar pela sua cabeceira.
Já leu algum deles? Qual você vai ler primeiro?
1/15 Duna, de Frank Herbert. A história era envolvente, fazia a imaginação ir longe. Além disso, por se tratar de um livro de ficção com 500 páginas, foi um desafio de concentração. (Redação Veja rio)
2/15 Schopenhauer: E os Anos mais Selvagens da Filosofia, de Rudiger Safranski (Geração Editorial). Filósofo pessimista em sua forma de encarar o mundo, Arthur Schopenhauer é considerado o mais racional entre os filósofos irracionais. Foi criado em meio a um c (Divulgação)
3/15 O ator está se dedicando à leitura de toda a obra de Joseph Campbell. No momento, está lendo O Poder do Mito (Editora Palas Athena), uma animada conversa entre o jornalista norte-americano Bill Moyers e seu entrevistado, o professor Campbell, uma das maio (Redação Veja rio)
4/15 Não me Abandone Jamais, de Kazuo Ishiguro (Companhia das Letras). Kathy H. tem 31 anos e está prestes a encerrar sua carreira de cuidadora. Enquanto isso, relembra o tempo que passou em Hailsham, internato inglês que dá grande ênfase às atividades artísti (Redação Veja rio)
5/15 O Rabino, de Noah Gordon (Rocco). Em um universo religioso rígido, em que judeus só se casam entre si, um jovem rabino e a filha de um pastor protestante se apaixonam. Dividido entre a obediência aos costumes e o amor, Michael Kind escolhe o isolamento na (Redação Veja rio)
6/15 What I Talk About When I Talk About Running, de Haruki Murakami (título ainda não publicado no Brasil). O autor escreve sobre o seu interesse e participação em corridas de longa distância. Murakami começou a correr no início dos anos 80 e, desde então, te (Divulgação)
7/15 Torcedora fanática da Viradouro, a atriz encantou a todos no desfile de 2007. Em uma iniciativa ousada, ela e os ritmistas da escola subiram em uma alegoria e se exibiram lá em cima em diversas partes do cortejo. A escola niteroiense levou à avenida o sam (Divulgação/Veja Rio)
8/15 Trilogia Millennium, de Stieg Larsson (Companhia das Letras). A série, composta por três volumes, foi adaptada para o cinema pela companhia sueca Yellow Bird, e agora está sendo sendo dirigida por David Fincher em Hollywood. O thrillher político e jornalí (Redação Veja rio)
9/15 Polanski: Uma Vida, de Christopher Sandfore (Nova Fronteira). Judeu, o diretor de cinema Roman Polanski conseguiu escapar da Cracóvia, na Polônia, aos 10 anos de idade, mas sua mãe foi morta em Auschwitz. A brilhante carreira no cinema começou nos anos 60 (Redação Veja rio)
10/15 Criando Meninos, de Steve Biddulph (Fundamento). O livro discute de forma clara, leve e emocionante as questões mais importantes sobre o desenvolvimento de um homem, do nascimento à fase adulta. O texto é repleto de orientações práticas, essenciais na nob (Rodrigo Azevedo)
11/15 Um Dia, de David Nicholls (Intrínseca). O romance conta a história de Dexter Mayhew e Emma Morley, que se conheceram em 1988. Depois de apenas um dia juntos, eles não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam, e os dois levam vidas isoladas (Rodrigo Azevedo)
12/15 O Homem que Calculava, de Malba Tahan. Tão logo aprendi a ler, lia o que estava a mão. Além dos Almanaques do Tico-Tico e dos volumes do Tesouro da Juventude, eu me interessei muito por Malba Tahan e seu romance infanto-juvenil O Homem que Calculava. A ob (Redação Veja rio)
13/15 Queda de Gigantes, de Ken Follett (Sextante). O livro é o primeiro volume da trilogia O Século, que começa no despertar do século XX, quando mudanças ameaçam o frágil equilíbrio de forças existentes. As potências da Europa estão prestes a entrar em guerra (Berg Silva)
14/15 Dercy de Cabo a Rabo, de Maria Adelaide Amaral (Editora Globo). Trata-se da biografia da saudosa Dercy Gonçalves, que Heloisa está lendo para interpretar a atriz em minissérie da TV Globo. (Divulgação)
15/15 Marcelo Marmelo Martelo, de Ruth Rocha. Este foi o livro que mais me marcou a infância porque me identifiquei muito com aquele menino perguntador que queria mudar o nome de tudo. Eu era igualzinha a ele. (Divulgação)
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Domine o fato. Confie na fonte. 10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. *Assinantes da cidade do RJ
A partir de 35,90/mês
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.