Continua após publicidade

Dia das Avós deve movimentar 718 milhões de reais no estado do Rio

Pesquisa foi feita pelo Instituto Fecomercio

Por Agência Brasil
Atualizado em 22 jul 2020, 17h56 - Publicado em 22 jul 2020, 17h39
Dia da avó: A intenção das pessoas é gastar, em média, 113,90 reais (Unsplash/Reprodução)
Continua após publicidade

Pesquisa realizada pelo Instituto Fecomercio de Pesquisas e Análises (Ifec RJ) entre os dias 13 e 15 de julho, com participação de 414 consumidores do estado do Rio de Janeiro, apurou que cerca de 6 milhões de fluminenses deverão presentear seus avôs e avós no próximo domingo (26), quando é comemorado o Dia dos Avós.

A intenção das pessoas é gastar, em média, 113,90 reais. Os principais presentes são cesta de café da manhã (18,1%), flores (9,4%), smartphones e tablets (6,5%), perfumes e cosméticos (5,6%), roupas (4,3%), livros e porta-retratos (3,4% cada), calçados, bolsas e acessórios (2,7%) e joias e bijuterias (0,7%). De acordo com a pesquisa, divulgada hoje (22), a estimativa é que a data movimente em torno de 718 milhões de reais na economia do estado.

O economista do IFec RJ, Rafael Zanderer, destacou, em entrevista à Agência Brasil, que essa é a primeira data comemorativa após a flexibilização das atividades e do isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, mas “não é a mais forte”.

+Volta às aulas no Rio pode colocar em risco 600 mil idosos e adultos, diz Fiocruz

Apesar disso, avaliou que a data poderá beneficiar o comércio, principalmente o de rua, que foi muito afetado pela crise. “Qualquer medida que incentive o consumo é positiva. O caixa das lojas de rua saiu muito abalado porque as empresas ficaram fechadas. Agora, elas começam a recompor o caixa”.

Continua após a publicidade

+Dia das avós: mais de dez ideias de presentes para a data

Zanderer aposta que o Dia dos Pais, celebrado em agosto, já deverá dar um “fôlego maior” ao comércio. A pesquisa em relação a essa data comemorativa será feita em um momento da crise diferente do que ocorreu com o Dia das Mães, que apontou queda de cerca de 40% em relação ao ano anterior. “Agora, a gente já está saindo do fundo do poço; a economia está apontando para cima”.

+Coronavírus: maioria dos hotéis do Rio não tem previsão de reabertura

Ele estimou, contudo, que, possivelmente, haverá redução das vendas em comparação ao Dia dos Pais de 2019 devido ao desemprego e às dificuldades do mercado de trabalho.

Continua após a publicidade

Campanha

No começo deste mês, o Sistema Fecomércio RJ e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio de Janeiro (Sebrae Rio) deram início a uma ação conjunta com o objetivo de alavancar as vendas do comércio nas principais datas do varejo no segundo semestre, oferecendo treinamento gratuito aos empresários do setor.

+Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

A primeira data contemplada pela parceria foi o Dia dos Avós. A preparação dos empresários tem o objetivo de fortalecer o comércio e sensibilizar os consumidores sobre a importância dos pequenos negócios que estão à sua volta.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.