Os detalhes do Imagine, projeto que vai transformar o Parque Olímpico
Idealizado por Roberto Medina, espaço irá se tornar o maior complexo de eventos da América Laitna, com pelo menos dez áreas diferentes
O Parque Olímpico, que recebeu os Jogos Olímpicos Rio 2016 e abriga as edições do Rock in Rio desde 2017, irá se transformar no maior complexo de eventos da América Latina, com um impacto econômico que promete ultrapassar 9 bilhões de reais já no primeiro ano de funcionamento.
O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa no local, nesta quinta (5) por Roberto Medina, presidente da Rock World e criador do Rock in Rio. O evento contou com a participação do prefeito Eduardo Paes. Batizado de Imagine, o projeto foi concebido por Medina em parceria com a Genial Investimentos.
+ Adolescente denuncia injúria racial e homofobia de colegas no pH
O novo espaço irá receber festivais e shows internacionais, celebrações de datas festivas, como Carnaval, Páscoa, Oktoberfest, Halloween, Natal e Ano Novo, além de eventos de música, dança e esportes em geral. Serão realizados espetáculos de queimas de fogos acompanhados por músicos de rua espalhados pelo parque encerrando as atividades todos os dias de eventos, por exemplo.
O lugar terá pelo menos dez áreas diferentes: Anfiteatro, Global Village Park, Museu Olímpico, Parque Rita Lee, Hub Criativo (com Polo Gastronômico, Arena Gamer e Aldeia do Gelo), Parque Temático, Brasil 360 Experience, Resort e Office Tower, além do Rock in Rio Para Sempre.
O projeto também prevê um esquema de mobilidade integrado que, além do metrô e do BRT, já existentes, incluirá um teleférico com cinco estações, transporte aquaviário (em barcas com decoração temática e música ambiente) e trazer VLT para a Barra. Segundo Medina, o complexo ficará pronto em um período de “três a quatro anos”.
Um estudo realizado pela Fundação Getulio Vargas prevê que, já no primeiro ano, o impacto econômico do empreendimento será de 9,2 bilhões de reais, sendo 1,2 bilhão em tributos; serão gerados mais de 140 000 empregos e serão investidos 2,7 bilhões de reais.
+ Eleições: ônibus, VLT e BRT terão tarifa zero no dia da votação
Veja as áreas previstas no Imagine:
Imagine Rock in Rio 40 Anos e Para Sempre
O espaço abrigará o maior parque de eventos do país, com capacidade para 100 000 pessoas por dia em 385 000 metros quadrados, com infraestrutura de ponta e preparado para receber festivais e shows internacionais além de eventos esportivos, culturais e corporativos.
Rock in Rio Factory
Local para conhecer e aprender mais sobre todas as etapas de criação e realização de um grande festival e os bastidores do maior festival do mundo.
+ Como foi o pedido de casamento durante salto de parapente no Rio
Imagine Anfiteatro
O maior anfiteatro da América Latina será construído nesse local. Com capacidade para 40 000 pessoas num espaço de 38 000 metros quadrados, promete colocar o Rio de Janeiro na rota dos grandes shows internacionais com a melhor infraestrutura e arquitetura intimista.
Imagine Global Village Park
Ao lado do anfiteatro, o público poderá passear no Global Village Park, uma área de 57 000 metros quadrados, e ter a experiência inesquecível de visitar cenários arquitetônicos dos seis continentes do mundo. Além disso, haverá uma área para ativações de marca em dias de evento.
+ Arara resgatada em São Conrado dá sinais de que é domesticada
Imagine Museu Olímpico
Nesse novo lugar, que será aberto em uma homenagem à edição dos Jogos Olímpico Rio 2016, a história dos atletas será contada por meio de exposições interativas e holográficas.
Imagine Parque Rita Lee
Será integrado ao espaço o Parque Rita Lee, com pista de skate, muro de escalada, quadras poliesportivas, academia da terceira idade, parquinho infantil, bicicletário e chafariz. O lugar receberá novas mudas de árvores e se transformará em um bosque. São 136 000 metros quadrados, que farão parte do Imagine.
+ Queda de árvore: prefeitura recebe 10 pedidos de análise de risco por dia
Imagine Hub Criativo
Em outro ponto do Imagine, está o Hub Criativo. Inspirado no Wynwood, em Miami, e em Kaka’ako, em Honolulu, o antigo centro de transmissões internacionais olímpico se transformará em um polo de inovação e entretenimento com 85 000 metros quadrados, conectando players de games, audiovisual, gastronomia, arte contemporânea e música.
Polo gastronômico
O espaço terá chefs e restaurantes renomados, com experiências gastronômicas diversas.
+ Deolane Bezerra também é investigada por ligação com traficantes da Maré
Arena Gamer
Será, logicamente, dedicada a cultura gamer, recebendo finais de competições importantes de e-sports, dinâmicas em que o público será convidado a jogar com influencers e jogadores profissionais, e apresentações de grandes nomes da música eletrônica.
Aldeia do Gelo
O espaço terá uma pista de patinação no gelo para todas as idades, lojas de chocolate e outras atrações.
+ Rio perde 678 milhões de reais com trânsito em dias de chuva. Entenda
Imagine Parque temático
Um parque temático com mais de 56 000 metros quadrados e inédito na cidade ficará aberto o ano inteiro. Serão diversas atrações em um só lugar. Um dos destaques será a Iron Mountain, com efeitos especiais de luzes, fogo e água. No Imagine, personagens de uma galáxia distante trarão mensagens de amor e sustentabilidade de forma lúdica no universo mágico dos Zytrons.
Imagine Brasil 360 Experience
O Brasil 360 Experience será uma experiência imersiva impulsionada por uma enorme tela de LED 360º vai contar a história das cidades do Brasil com ajuda da tecnologia.
+ Incêndio no Canecão: reforma já contava com a demolição do prédio
Imagine Resort
Um resort de 30 000 metros quadrados, com 750 apartamentos, estará integrado ao complexo, com piscinas nas varandas debruçadas sobre o parque, onde, todos os dias, acontecerão shows criados com projeções holográficas.
Imagine Office Tower
O espaço irá abrigar os escritórios do Imagine, da Rock World, e outras empresas da indústria criativa, além de contar com coworking moderno e equipado para receber startups. Todos os ambientes terão vista para lagoa, mar e montanha.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui