Covid: UFRJ volta a recomendar uso de máscaras, mas Eduardo Paes é contra
Aumento de casos positivos registrados no Centro de Triagem Diagnóstica da universidade e nova onda que atinge outros países motivou decisão
Diante da preocupação com uma nova onda de Covid-19, que tem sido observada em outros países, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) voltou a recomendar aos alunos e funcionários o uso de máscaras em ambiente fechados e aglomerações.
+ Pó branco em calçadas da Zona Sul pode ser para demarcação de caminhadas
Segundo a nota técnica do Núcleo de Enfrentamento e Estudos em Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes (Needier) da UFRJ, emitida nesta quarta (16), a decisão considera também o “aumento moderado e progressivo de casos positivos” registrados no Centro de Triagem Diagnóstica no Needier.
O núcleo recomenda ainda a higienização frequente das mãos e reforça a importância da testagem no caso do surgimento de sintomas respiratórios ou de contato próximo com algum indivíduo contaminado. Confira a nota na íntegra abaixo:
“Diante da constatação de aumento moderado e progressivo de casos positivos diagnosticados no Centro de Triagem Diagnóstica do Núcleo de Enfrentamento e Estudos em Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes (CTD/Needier/UFRJ) e da preocupação com uma nova onda de covid-19, fato já constatado em outros países, julgamos prudente alertar ao corpo social da universidade e recomendar o uso adequado de máscaras em ambientes fechados e em contextos de aglomeração humana, assim como higienização frequente das
mãos. Cabe ressaltar a importância da testagem em caso de surgimento de sintomas respiratórios ou contato próximo com caso de covid-19.
O atendimento no CTD/Needier está sendo realizado diariamente (das 8h às 15h) no Pavilhão Clínico (entrada própria), sem necessidade de agendamento prévio. O Needier está localizado no Polo de Biotecnologia (antiga BioRio), situado na Av. Carlos Chagas Filho, 791, Quadra F, CEP: 21941-599. Em caso de dúvida, contactar a equipe do núcleo pelo WhatsApp – (21) 97380-2702.“
+ Polícia investiga denúncia de suposto envenenamento de cães na Zona Sul
Entre 10 de julho e 6 de agosto, cerca de 1,5 milhão de novos casos de Covid-19 e 2,5 mil mortes foram registrados em todo o mundo. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Na manhã desta quinta (17), o prefeito Eduardo Paes compartilhou a notícia nas redes sociais desaprovando a decisão: “Prefeitura é contrária a essa medida e esperamos que não inventem ensino à distância!”, escreveu Paes no X (antigo Twitter).
Prefeitura é contrária a essa medida e esperamos que não inventem ensino à distância! pic.twitter.com/crlIT5w6QP
— Eduardo Paes (@eduardopaes) August 17, 2023
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Em resposta ao post, o secretário municipal de Saúde Daniel Soranz ressaltou que a situação atual não exige o uso indiscriminado da máscara de proteção. “Não há neste momento nenhuma alteração no cenário epidemiológico que justifique o uso indiscriminado de máscara, a recomendação é que todos os maiores de 12 anos realizem a dose de reforço para covid com a vacina bivalente”, disse.