Cor escura do mar chama a atenção; trecho da Praia do Leblon está impróprio
O último boletim de balneabilidade do Inea aponta que o naco da faixa de areia na altura da Avenida Bartolomeu Mitre está imprópria
Um assunto vem pipocando nas redes sociais dos cariocas desde o início da semana: a cor escura do mar na Zona Sul, mais especificamente no Leblon.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Em vídeos publicados no X e no Instagram, banhistas chegam a reclamar de mau cheiro no mar.
O último boletim de balneabilidade do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), divulgado nesta terça (10), aponta que o trecho da Praia do Leblon na altura da Avenida Bartolomeu Mitre não está recomendado para banho. Essa parte da praia, inclusive, está imprópria desde o dia 21 de novembro.
Já os outros pontos medidos pelo Inea no Leblon estão próprios. Em Ipanema, o trecho do Arpoador também segue impróprio para banho desde 28 de novembro.
Em Copacabana, todos os pontos estão liberados para banho. No Flamengo, o trecho em frente à foz do Rio Carioca está impróprio desde 28 de novembro, mas o que fica perto da Rua Corrêa Dutra está liberado. Já a Praia da Glória, a noiva sensação da cidade, também segue imprópria há algumas semanas.
+ Terraço do Palácio Capanema será aberto a visitação pública
Em relação à cor mais escura do mar, o Inea afirma que o fenômeno se dá devido à proliferação de algas e ao calor intenso. Além disso, o órgão aponta que as algas não oferecem risco à saúde do banhista.