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Concessão da Feira de São Cristóvão prevê R$ 97 milhões em investimentos

Prefeitura lança edital para licitação; espaço vai ganhar segundo pavimento e área VIP com camarotes para público assistir aos shows

Por Da Redação
24 abr 2023, 14h14

A Feira de São Cristóvão vai ganhar um segundo pavimento onde serão instalados novos boxes e uma espécie de área VIP para assistir aos shows. Serão 128 camarotes, dos quais 68 cobertos. É o que prevê o edital de licitação da concessão do Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, em São Cristóvão, lançado pela prefeitura do Rio na última quinta (20) . O vencedor deverá investir 97 milhões de reais em intervenções que vão renovar toda a estrutura do imóvel e seu entorno (estacionamento e praça). O Pavilhão tem 31,7 mil m² de área construída e 29,8 mil m²  de estacionamento. A concessão faz parte de um plano para transformar o pavilhão em uma “âncora” da revitalização do bairro.

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A feira também vai ganhar um projeto de iluminação com a instalação de placas para captar energia solar, novas redes de gás e esgoto e um sistema de reúso de água das chuvas. Todos os banheiros, os boxes e os palcos serão reformados. A empresa será responsável pela gestão da Feira de São Cristóvão por 35 anos com obrigatoriedade de manter o local exclusivamente como centro de tradições nordestinas; dar prioridade à permanência das pessoas que trabalham atualmente no pavilhão; e fazer as intervenções por fases para garantir trabalho para quem vive da feira durante o período de obras que se estenderá por 30 meses.

Inaugurado em 1962 como centro de convenções, o pavilhão que já foi usado como barracão provisório das escolas de samba desde 2003 homenageia o rei do Baião, Luiz Gonzaga, que dá nome ao Centro de Tradições Nordestinas. O espaço, símbolo da cultura regional no Rio, hoje tem cerca de 600 boxes e restaurantes, que recebem a visita de cerca de 150 mil pessoas por mês, em busca de comida regional e forró.

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Em meados de 2022, duas empresas participaram de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para preparar material sobre a concessão. Uma delas, o Grupo AM Malls, entregou os estudos de viabilidade que desenvolveu. Após processo de análise o material foi usado como base pelo Município para estruturação da concessão com alterações e sugestões da associação de artistas e da comissão da feira. A licitação foi marcada para o dia 25 de maio.

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“A infraestrutura do pavilhão está precisando de grande modernização. Essa concessão trará os investimentos necessários sem dinheiro do tesouro e com as devidas garantias do poder público para a população que tira seu sustento dali”, afirma o presidente da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), Gustavo Guerrante.

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