Continua após publicidade

Comunidade judaica segue dividida por causa de Jair Bolsonaro

Nesta sexta (24), começou a circular na internet um vídeo de protesto do ator judeu Jitman Vibranovski contra palestra do deputado federal no Clube Hebraica

Por Daniela Pessoa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 mar 2017, 18h27 - Publicado em 24 mar 2017, 18h12

A comunidade judaica segue rachada na cidade desde que o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) foi convidado para dar palestras no clube Hebraica do Rio e de São Paulo. Na capital paulista, houve até abaixo-assinado para barrar o seminário. Por aqui, o cineasta Silvio Tendler lançou uma campanha na internet batizada de #NãoemNossoNome, em que convoca os judeus a não dar espaço ao deputado pelo fato de ele pregar a discriminação. Nesta sexta (24), começou a circular nas redes sociais e em grupos de mensagens instantâneas um vídeo de protesto gravado pelo ator judeu Jitman Vibranovski, que integrou o elenco do elogiado espetáculo teatral Um Violinista No Telhado (2012), entre outros trabalhos no teatro, na televisão e no cinema.

No filmete, acompanhado da hashtag #NãoemNossoNome, Vibranovski simula um diálogo: “Que convite é esse que chegou da Hebraica Rio, Sara? Hebraica Rio convida deputado que falou que todo judeu é cristão, que homenageou o maior torturador do Brasil, que prefere filho morto do que filho gay”, indaga relembrando as polêmicas de Bolsonaro. A afirmação de que os judeus são cristãos, aliás, foi feita pelo político numa entrevista a VEJA RIO em que o deputado diz não se considerar um homem preconceituoso: “Esse negócio de que sou homofóbico, racista, fascista e misógino é coisa de gente sem cérebro”, disparou.

Assista ao vídeo de Vibranovski.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.