Como vai funcionar a Operação Verão na Prainha e em Grumari
Acesso de veículos aos parques será conforme a lotação dos estacionamentos; objetivo é controlar visitação para conservação dos locais na alta temporada
Assim como o calor escaldante, a Operação Verão chega mais cedo no Rio. A prefeitura do Rio inicia neste sábado (30), a ação na Prainha e em Grumari, na Zona Oeste. A iniciativa tem como objetivo controlar o acesso aos parques para conservação dos locais em períodos de maior visitação e se estenderá por todo o verão propriamente dito, nos feriados e fins de semana. Ambas estão em parques naturais que são importantes áreas de preservação, com quase 270 espécies de aves e expressiva presença de espécies endêmicas da Mata Atlântica — que só ocorrem naquele local — ou ameaçadas de extinção.
+ Plano Verão da prefeitura inclui obras para evitar enchentes na cidade
Nos dias de operação, o acesso de veículos aos parques será conforme a lotação dos estacionamentos. Em caso de lotação das 800 vagas — 600 em Grumari e 200 na Prainha —, uma cancela será fechada pelas equipes de trânsito da Guarda Municipal, não permitindo mais a entrada de carros pelo principal acesso e desviando o trânsito para a Estrada do Pontal. Reboques da Secretaria municipal de Ordem Pública (Seop) poderão ser acionados em situações emergenciais. A previsão é de que ocorra um fechamento um pouco mais cedo para direcionar as pessoas para a Barra de Guaratiba, onde é o acesso para o parque de Grumari.
+ Praias da Zona Sul passam a ser monitoradas por câmeras de segurança
A Guarda Municipal também atua na região com equipes dos Grupamentos Especial de Praia (GEP) e de Defesa Ambiental (GDA), que atuam no patrulhamento preventivo das praias e do parque da Prainha, principalmente no ordenamento urbano, na fiscalização das posturas municipais e proteção da vegetação e da fauna locais.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
“O fechamento intermitente do acesso aos Parques Naturais da Prainha e de Grumari visam principalmente proteger áreas importantes de preservação ambiental, além de garantir a fluidez do trânsito nos horários permitidos e coibir o estacionamento irregular” – lembra o subprefeito da Barra, Recreio e Vargens, Raphael Lima.