Como vai funcionar a faixa exclusiva para o Galeão na Linha Vermelha
O trecho tem 2.200 metros de extensão na pista sentido Baixada Fluminense, entre a Ponte Oswaldo Cruz (Linha Amarela) e o acesso à Ilha do Governador
A operação na Linha Vermelha da faixa exclusiva para o acesso à Ilha do Governador e ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) começa na próxima segunda (4), de acordo com a CET-Rio. A faixa terá 2.200 metros de extensão e funcionará na pista sentido Baixada Fluminense, no trecho entre a Ponte Oswaldo Cruz (Linha Amarela) e o acesso à Ilha do Governador.
+ Número de feminicídios aumenta 33% em janeiro, aponta ISP
De acordo com os dados da CET-Rio, ao longo de 2023 foi constatado que a distribuição do fluxo viário da Linha Vermelha é de cerca de 90 mil veículos por dia. No trecho, um terço do tráfego segue em direção à Ilha do Governador, e o restante vai para a Baixada Fluminense . Com o aumento do número de voos no Aeroporto do Galeão, o volume diário de tráfego no acesso à Ilha do Governador aumentou 17% (variação entre setembro de 2023 e janeiro de 2024). Até o fim de 2024 é esperado que esse volume cresça, atingindo cerca de 30%.
O principal conceito da faixa dedicada é a melhor distribuição dos fluxos. Das quatro faixas existentes no trecho, apenas a que fica mais à esquerda será dedicada ao acesso à Ilha do Governador e ao Aeroporto, sem redução na capacidade de escoamento da via no sentido Baixada Fluminense, tendo em vista que a Linha Vermelha, após o acesso à Ilha, possui as mesmas três faixas de rolamento naquela direção.
A faixa dedicada irá evitar o estrangulamento na bifurcação Ilha-Baixada, impedindo que os veículos provenientes da faixa da esquerda bloqueiem o acesso à Ilha e interfiram no fluxo dos veículos que seguem em direção à Baixada.
A faixa dedicada somente poderá ser utilizada por veículos que estejam na Linha Vermelha com destino à Ilha do Governador e ao Galeão. Para garantir o respeito à regra, haverá fiscalização eletrônica no trecho. O sistema funcionará por meio de leitura dupla das placas, ou seja, os veículos que utilizarem a faixa dedicada deverão obrigatoriamente seguir para Ilha do Governador, pois caso sigam em outras direções, o sistema de fiscalização detectará a infração.
A transposição da faixa contínua pelo condutor irá gerar uma infração média com multa no valor de R$ 130,16, e quatro pontos na carteira. Toda a sinalização específica será implantada, tanto vertical (placas de regulamentação), quanto horizontal (pinturas no pavimento), deixando claro para os motoristas as regras de utilização e o trecho onde estará em funcionamento a faixa dedicada.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A primeira semana de operação será educativa. Agentes da CET-Rio e da Guarda Municipal vão orientar os motoristas que trafegam nesse trecho da via. A partir do dia 11 de março, a fiscalização eletrônica estará ativada para identificar infrações.