Como será a revitalização da área da extinta Universidade Gama Filho
Projeto da prefeitura e da Fecomërcio inclui desde escola infantil até a construção de teatro, biblioteca e galeria de arte, além de novo Parque Aquático
A Subprefeitura da Zona Norte deu mais um passo rumo à recuperação do entorno do bairro da Piedade, a partir da readequação dos prédios e instalações da antiga Universidade Gama Filho, no espaço contíguo a onde será construído o futuro Parque Piedade. O subprefeito Diego Vaz recebeu nesta semana representantes da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-RJ), que foram observar a topografia do terreno a fim de planejar a reforma. A ideia é manter a vocação educacional, esportiva e cultural que foi durante muitos anos a marca da Gama Filho.
+ Corrente do bem: mobilização incentiva crianças a levar flores para escola
“A Gama Filho deixou um legado muito grande com relação à educação. O encerramento das suas atividades causou um vácuo que vamos preencher com esse empreendimento”, afirmou Vaz, acrescentando que a parceria com a Fecomércio é o que vai oferecer à prefeitura a oportunidade de criar esse novo espaço e atender a essa demanda da população.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Um levantamento da Fecomércio-RJ apontou que a região tem grande vocação para o ensino. Por isso, em dois dos quatro prédios que serão recuperados, haverá ofertas de escola infantil, cursos e oficinas. Mas o projeto também prevê ações no campo cultural, como a construção de um teatro, de uma biblioteca e de uma galeria de arte. A herança esportiva da Gama Filho também estará presente no local, com a criação de um novo Parque Aquático exatamente onde funcionava a piscina da extinta universidade, que era considerada uma das melhores do Brasil.