Como manter uma horta em casa com facilidade? Projeto carioca ajuda
Brota, considerada a maior startup de agricultura urbana na América Latina, conta com dois modelos de horta em caixinhas e uma nova versão com cogumelos
Não precisa mais ser perito em jardinagem — nem ter o dedo verde, como no livro de Maurice Druon — para ter uma bela horta em casa. Começam a surgir no mercado opções para plantar sem esforço, caso da Brota, projeto carioca que em menos de três anos se tornou a maior startup de agricultura urbana na América Latina, com mais de 30 000 clientes.
“Mesmo vivendo em espaços pequenos e sem muito conhecimento sobre botânica, qualquer pessoa pode fazer escolhas sustentáveis e ter seu próprio espaço verde”, explica Rodrigo Farina, criador da empresa junto com os colegas de UFRJ, Juan Correa e Bruno Arouca.
São mais de cinquenta variedades, entre temperos e vegetais, e dois modelos de horta em caixinhas, a partir de 249 reais — basta plantar as sementes, repor água a cada 25 dias e vê-las germinar. Uma novidade: acaba de ser lançada a Brota Cogumelo, nas versões shimeji branco e salmão. “As plantas são os novos pets”, conclui Farina.