Como funciona a restrição para carros nas praias da Zona Oeste
Regiões de Prainha e Grumari serão fechadas para carros após a lotação dos estacionamentos oficiais

O acesso de carros às praias da Zona Oeste serão limitados para diminuir o fluxo de visitantes e resguardar as áreas de proteção ambiental. A medida da prefeitura faz parte da Operação Verão e envolverá praias como as do Recreio e Barra de Guaratiba, com o foco principal na Prainha e Grumari.
+ Serra das Araras vai ficar fechada no sábado (25), no sentido Rio
A restrição ocorrerá nos fins de semana com a presença da Guarda Municipal e equipes do Grupamento Especial de Praia (GEP), da Defesa Ambiental (GDA) e da Secretaria de Ordem Pública (Seop), além da Polícia Militar.
A fiscalização acontecerá de acordo com a capacidade de estacionamentos da área. Há 600 vagas em Grumari e 200 na Prainha, e quando o limite for atingido a entrada de carro será bloqueada. A Guarda Municipal vai direcionar os motoristas para a Estrada do Pontal.
O acesso à praia durante os bloqueios será livre para banhistas, moradores credenciados e restrito para veículos não autorizados. O acesso de transporte por aplicativo só será permitido mediante a comprovação da corrida. As medidas atendem a um pedido dos moradores da região para garantir a mobilidade e segurança na área.
A restrição ocorrerá das 6h às 21h na Av. Roberto Burle Max (Ponte Velha da Marambaia), com o fechamento do acesso da rotatória; e das 9h às 21h, com o fechamento do acesso à subida da Serra do Grumari.