Continua após publicidade

Como foi o “intercâmbio” de líder do PCC sobre milícias no Rio

Primeiro Comando da Capital (PCC), de São Paulo, enviou representante para aprender os mecanismos e implantar milícia no Guarujá

Por Redação
3 out 2024, 12h45
Operação: policias em conjunto atuam contra milícias com braço no Guarujá (Internet/Reprodução)
Continua após publicidade

Uma quadrilha de criminosos do Primeiro Comando da Capital (PCC), de São Paulo, enviou representante ao Rio, em 2022, para aprender os mecanismos dos milicianos e utilizar os métodos para formar uma milícia no Guarujá. A informação foi divulgada pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, na terça (1º).

+ Envenenamento: polícia busca mulher que ofereceu bombom a crianças

Os criminosos forçavam os empresários locais a pagarem os serviços de segurança da organização criminosa, e o líder do grupo, Cristiano Lopes Costa, foi morto num ataque a tiros no município paulista, em março. Uma investigação da Polícia Civil e do Ministério Público revelou que o grupo do qual o suspeito faz parte estaria envolvido em ao menos quatro mortes de policiais.

Compartilhe essa matéria via:

Diz a nota da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo: “Desde então, o bando passou a atuar com vigilantes contratados a fim de obter o monopólio da segurança de comércios de Guarujá. Além disso, desencadeou uma onda de homicídios contra policiais e agentes de segurança que já trabalhavam nesses locais como seguranças particulares. Para isso, organizou roubos e ataques contra estabelecimentos para ameaçar os comerciantes“.

Continua após a publicidade

Um dos criminosos envolvidos é dono de uma empresa de limpeza, que venceu uma licitação com indícios de fraude da prefeitura de Guarujá. A organização criminosa teria recebido R$ 26,9 milhões. Uma operação foi deflagrada pela Polícia Militar, Polícia Civil e Ministério Público para desarticular ramificações da milícia, com o cumprimento de 26 mandados de busca e apreensão na Baixada Santista.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.