Continua após publicidade

Como ficou o Parque Garota de Ipanema, no Arpoador, após revitalização

Áreas como o parquinho, a arena musical, o mirante, o parcão, o pergolado e jardins ganharam cara nova; Subprefeitura da Zona Sul passa a funcionar lá

Por Da Redação
13 out 2023, 13h26
Parque Garota de Ipanema
Parque Garota de Ipanema: restauro do desenho diferenciado do piso, reforma do pergolato e plantio de mudas estão entre as reformas. (Fabio Motta/Prefeitura do Rio de Janeiro/Divulgação)
Continua após publicidade

Após seis meses de trabalho, um Parque Garota de Ipanema mais lindo e cheio de graça foi entregue aos cariocas e turistas nesta quinta (12/10). Com 2,58 hectares na Área de Proteção Ambiental das Pontas de Copacabana e do Arpoador, o espaço foi revitalizado pela prefeitura do Rio, que reformou áreas como o parquinho infantil, a arena musical, o mirante, o parcão, o pergolado, mobiliários e jardins. A reinauguração marcou também a mudança da sede da Subprefeitura da Zona Sul, que passa a funcionar lá dentro.

+ “Explode coração”, canta Kayky Brito ao agradecer motorista. Veja vídeo

“Essa é uma cidade cheia de espaços, de lugares simbólicos, de valor cultural, que vão gerando esse sentimento de pertencimento pela cidade. Quando a gente pensa na Helô Pinheiro, a gente pensa na cultura, em todos os poetas que saem daqui cantando o Rio. E a cidade do Rio é isso, um lugar que inspira”, disse o prefeito Eduardo Paes, citando a eterna Garota de Ipanema, musa inspiradora de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, cuja canção batizou o espaço, inaugurado em 1968. “É uma sensação, eu diria, de dever cumprido. O parque estava um pouco abandonado e hoje, revitalizado, está cheio de energia positiva, estão tendo vários eventos aqui para as pessoas desfrutarem desse momento especial. A Prefeitura se doou por inteiro para que não só os ipanemenses, mas todos os cariocas, os turistas, possam vir para cá e aproveitar tudo isso aqui. E o título de Garota de Ipanema também me deixa orgulhosa, sei que faço parte disso tudo”, agradeceu Helô.

“Temos 32 câmeras em instalação, a presença da Guarda Municipal, parcão, parquinho, são mais de 20 tipos de mobiliários diferentes para agradar a todos os cariocas que frequentam esse parque”, anunciou o subprefeito, Flávio Valle. Os prédios já existentes no local foram reconstruídos pela Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe), órgão vinculado à Secretaria municipal de Infraestrutura, e uma das estruturas passa a abrigar a nova sede da Subprefeitura da Zona Sul. As fachadas dos edifícios foram recuperadas, e a cobertura recebeu serviço de impermeabilização. O telhado foi substituído por um novo, e melhorias de acessibilidade foram realizadas para garantir, com conforto, o acesso de pessoas com deficiência ao local.

+ Quem era Karla Stelzer, última carioca encontrada morta em Israel 

Continua após a publicidade

Já a Secretaria municipal de Conservação cuidou da recuperação do paisagismo, com revitalização de muretas e áreas de jardim, além do plantio de mudas e concretagem de caminhos; implementação de Academia da Terceira Idade, com aplicação de concreto na área dos equipamentos de ginástica e nos acessos; construção de muro de contenção e instalação de alambrado, trazendo mais segurança para os frequentadores; restauro do pergolado, com plantio de grama; recuperação de conjuntos de bancos e mesas em concreto; criação de espaço para food trucks, com a construção de guarda-corpo e aplicação de concreto no piso e no pátio de acesso. A área do parquinho infantil foi totalmente revitalizada. Além de receber saibro para oferecer mais conforto às crianças, novos módulos de brinquedos estão sendo instalados.

A Comlurb participou da revitalização com o trabalho de solda das tubulações, pintura e colocação de tela, com a instalação de um kit playground com brinquedos feitos de eucalipto, com ponte, escorregador e balanço acoplados. Serão instaladas novas papeleiras e contêineres de 240 litros. Todos os mobiliários e estruturas foram recuperados e, pela primeira vez desde sua inauguração, o desenho diferenciado do piso foi restaurado. Agora é possível ver novamente os tradicionais círculos no chão, espalhados pelo parque. O pergolado reformado poderá receber em breve o plantio de mudas trepadeiras para garantir o sombreamento. A arena musical, contornada pelos jardins de bromélias, também recebeu cuidados especiais. E a pista de patinação está lisa novamente.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Segundo a prefeitura, as melhorias no parque não se limitam à revitalização das áreas de lazer. Uma parceria da Subprefeitura da Zona Sul com o Hotel Arena, vizinho ao espaço, está garantindo a instalação de mais de 30 câmeras de segurança monitoradas em tempo real. Além disto, a Rioluz, por meio do programa Luz Maravilha, modernizou todo o sistema de iluminação. Foram instaladas 91 luminárias de LED, e houve também a troca dos refletores que ficam em frente ao parque, iluminando a Praia do Arpoador. A área ganhou ainda 65 postes de fibra, mais duráveis que os anteriores, de aço, e resistentes à corrosão, principalmente da maresia.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.