Veja como ficou a ciclovia que liga São Conrado à Barra após obras
Troca do guarda-corpo da via foi finalizada nesta quarta (29). Novo material não possui valor comercial e tem fabricação sustentável
Após oito meses de obras, o guarda-corpo da Ciclovia Tim Maia, no trecho de São Conrado para a Barra da Tijuca, foi totalmente repaginado. Com custo total de R$ 4 milhões, a substituição das grades foi finalizada nesta quarta (29), marcando a reabertura do percurso 5,6 quilômetros.
+ A criação do samba Pelo Telefone e outras curiosidades sobre a Cidade Nova
Nos últimos anos, a ciclovia foi alvo de diversas ações de roubo e de vandalismo, que colocaram em risco a segurança de quem transitava pelo trecho. A troca de parte do antigo guarda-corpo foi iniciada em outubro de 2021, com o uso de novos materiais: as grades são compostas por barras de polímero reforçadas com fibra de vidro.
Segundo a Secretaria municipal de Infraestrutura, o material não possui valor comercial, tem alta resistência e é anticorrosivo. Além disso, a fibra de vidro passa por um processo simples de fabricação e que não gera resíduos prejudiciais ao meio ambiente, sendo uma alternativa mais sustentável para as mais de 4.000 barras verticais do guarda-corpo.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
As obras estavam previstas para terminar em fevereiro, no entanto, a secretária Jessick Trairi afirma que houve uma demora na entrega de matéria-prima vinda da China, devido à pandemia da Covid-19. Além disso, dez metros do novo guarda-corpo já instalado na Ponte da Joatinga foram furtados no início do ano.