E agora? Como fica a integração de transportes sem o Metrô na Superfície
Após o dia 27, serviço a partir das estações Botafogo e Antero de Quental será em coletivos municipais; novo modelo vai funcionar com seis linhas
O chamado Metrô na Superfície, que funciona desde 2002, está com os dias contados: a partir do dia 27 deste mês, um novo modelo de integração entre o serviço metroviário e seis linhas de ônibus municipais será implantado pela Metrô Rio para quem está acostumado a seguir viagem a partir das Botafogo e Antero de Quental rumo a Gávea. Os passageiros pagarão o valor da tarifa do metrô (R$ 7,50) e usar também os coletivos. O intervalo entre a passagem pelo validador do primeiro para o segundo modal deverá ser de até duas horas.
+ Onde encontrar a vacina contra a dengue na rede privada do Rio de Janeiro
A princípio, a nova integração será válida apenas com a utilização do cartão Riocard Mais. O cartão Giro, que é do próprio metrô, não será aceito. Outras formas de pagamento, como através do celular ou por meio de cartão de crédito/débito por aproximação, continuam válidas para embarque no metrô, mas também não permitem a integração com o ônibus.
“Ao desembarcar do ônibus, o passageiro terá tarifa integrada somente embarcando nas estações Botafogo e Antero de Quental, como ocorre hoje com o Metrô na Superfície”, explica a concessionária. Já no sentido inverso, em que o passageiro sai do metrô para o ônibus, o embarque no coletivo pode ser feito em qualquer ponto com direito à integração. As linhas não terão ponto especial, permanecendo com o itinerário regular, de acordo com a Secretaria municipal de Transportes (SMTR). As informações são do jornal O Globo.
Nos casos em que o passageiro embarcar primeiro no ônibus, será descontado o valor de R$ 4,30, e, em seguida, ao passar pelo validador do metrô, serão abatidos os R$ 3,20 restantes. No caso inverso, em que primeiro o passageiro embarca no metrô, já será feito o pagamento do valor total, de R$ 7,50, e, ao passar no ônibus, não haverá novo desconto.
“De forma a não onerar os passageiros do trajeto no MNS, exclusivamente para essas seis linhas, o MetrôRio arcará com os custos da integração, repassando parte do valor às empresas operadoras de ônibus”, explicou a concessionária.
Segundo o Metrô, a nova integração permitirá um aumento na oferta do serviço para a população, com cinco vezes mais ônibus disponíveis para a conexão com o modal. Haverá novas opções de trajeto, principalmente em horário de pico.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Confira as linhas atendidas pelo novo modelo de integração com o metrô:
539 (Rocinha – Leme)
309 (Central – Terminal Alvorada)
538 (Leme – Rocinha)
548 (Metrô Botafogo – Terminal Alvorada)
583 (Cosme Velho – Leblon)
584 (Cosme Velho – Leblon)