Como é o primeiro quiosque sustentável da orla, instalado em São Conrado
Projeto adota o conceito lixo zero e quer incentivar ações de preservação ambiental na região
A Praia de São Conrado, na Zona Sul, ganhou um novo espaço com proposta inédita: um quiosque 100% sustentável, com o objetivo de atuar como um laboratório de boas práticas para a orla carioca. Inaugurado em parceria com a Route Brasil, organização que busca diminuir o impacto do lixo nas praias, o Rio Eco Praia tem foco em ações que vão contribuir com a preservação das praias e da natureza local.
+ Ao lado de Cláudio Castro, Lula diz que é urgente enfraquecer a milícia
Situado entre as comunidades do Vidigal e da Rocinha, o espaço administrado pela Orla Rio busca seguir o conceito ESG – sigla para Environmental, Social and Corporate Governance – que define um conjunto de práticas positivas adotadas nas áreas de meio ambiente, social e de governança. O quiosque conta com diferenciais como uma horta vertical, balcões feitos com materiais recicláveis, o uso de energia solar e de itens biodegradáveis. O Rio Eco também já nasce dentro do conceito de ‘lixo zero’, que busca o máximo reaproveitamento dos resíduos.
No menu, assinado pela chef Clara Oliveira, ingredientes orgânicos e locais aparecem em pratos que valorizam a gastronomia brasileira, incluindo opções vegetarianas e veganas. A proposta do quiosque é também apoiar projetos sociais, culturais, ações de limpeza e outros eventos que promovem a educação ambiental e inclusão das comunidades no entorno. Shows, oficinas, cursos de capacitação, palestras e outras atividades fazem parte da programação. Algumas das ações já previstas para 2024 são:
- Projeto Mar nos Une 2024: 22/04, 20/05, 17/06, 22/07 e 19/08.
- Campeonato de Ondas Rio Eco Surf São Conrado: 24/09.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui