Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Abram Alas: começa o esquenta das escolas nas quadras e ruas

Rigorosa temporada de ensaios pré-Carnaval mostra que rivalidade entre agremiações se restringe à Sapucaí

Por Bruno Chateaubriand Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
5 dez 2025, 07h31
Sal convida Mangueira Foto_ Raphael Vidal GRES Salgueiro.JPG
Ensaios: Salgueiro convida escolas como a Imperatriz Leopoldinense e a Vila Isabel para os eventos em sua quadra (Raphael Vidal/GRES Salgueiro/Divulgação)
Continua após publicidade

Em sua intensa agenda cultural e boêmia pelo Rio em novembro, a cantora britânica Dua Lipa reservou uma brecha para conhecer o entusiasmo do ensaio de rua da Unidos de Vila Isabel, um dos mais badalados da temporada pré-Carnaval. A diva esbanjou simpatia e ainda foi tietada pela rainha de bateria, Sabrina Sato, que a puxou para um registro. “O sentimento é único e inexplicável. Ali, tudo pulsa verdade: gente que sente, que vibra na mesma frequência, que honra o samba, a história e, principalmente, os ancestrais”, escreveu Sabrina em suas redes sociais logo após o encontro.

A pouco mais de dois meses dos desfiles do Grupo Especial na Sapucaí, que acontecem de 15 a 17 de fevereiro, as quadras vêm aquecendo seus componentes com uma agenda de ensaios e encontros entre agremiações. Todo fim de semana, uma escola abre as portas para uma convidada e a cidade vira um mapa vivo de deslocamentos: torcidas trocam de endereço, casais de mestre-sala e porta-bandeira cruzam bairros para apresentar seus estandartes, baianas espalham axé e ritmistas incorporam novos sincopados.

Imperatriz Foto_ Daniel Pinheiro S1 Fotografia e Comunicação1.jpg
Com intensidade: Imperatriz reúne 2 500 pessoas na quadra toda sexta (Daniel Pinheiro/Divulgação)

Esse mosaico em pleno movimento carnavalesco anuncia, muito antes do espetáculo na Avenida, que as escolas de samba dominam territórios de paixão. No início dos anos 1990, o Salgueiro reformou sua quadra, na Rua Silva Teles, no Andaraí, e alterou para sempre a dinâmica desses encontros, que também ajudam a movimentar o caixa. O espaço, que funcionava como um quilombo urbano, ganhou ares de casa de shows, com palco destacado, bateria em posição de honra e uma plateia diversa, mesclando morro e asfalto. “A quadra do Salgueiro se tornou um grande equipamento turístico da cidade”, afirma Marcelo Pires, diretor do departamento cultural da agremiação. Ali foi consolidado o formato que hoje organiza o calendário pré-folia: o ato respeitoso de uma escola convidar a outra transforma a rivalidade em convivência até que o desfile oficial decrete a volta da disputa. “Receber as escolas coirmãs é fortalecer laços de amizade entre comunidades e torcedores. Ver alguém entrar na nossa quadra com a camisa da sua escola do coração e ser acolhido com carinho mostra que o samba tem muito a nos ensinar”, observa o presidente da Portela, Júnior Escafura.

ensaio portela foto gipe producao (2).jpg
Portela: Águia de Oswaldo Cruz e Madureira promove eventos onde recebe componentes das escolas co-irmãs (gipe Produção/Divulgação)
Continua após a publicidade

Com uma intensa programação ao longo de todo o ano, oferecendo oficinas de percussão e samba, além de aulas de balé e jiu-jitsu para moradores do Complexo do Alemão e da Zona da Leopoldina, a Imperatriz Leopoldinense mantém a tradição, mas com foco na comunidade. Em Ramos, os ensaios das noites de sexta chegam a receber 2 500 pessoas, que entoam o samba com orgulho e comprometimento. “Uma agremiação não se limita ao entretenimento. Na prática, somos um espaço de dignidade, porque o poder público não alcança muitas das famílias apoiadas por nós” explica João Drumond, vice-presidente da Imperatriz e diretor financeiro da Liesa.

Compartilhe essa matéria via:

A Viradouro, por sua vez, não promove ensaio-show, mas atravessa a Ponte Rio-Niterói com frequência para se apresentar junto às coirmãs. “Esse movimento agrega valor, amplia o olhar e coloca o samba onde ele deve estar: em todos nós”, explicita Rute Alves, primeira porta-bandeira da escola niteroiense e vencedora do Estandarte de Ouro. O poderoso circuito de abraços e trocas é a alma pulsante do período pré-Carnaval. Antes mesmo que as luzes da Sapucaí se acendam, o Rio de Janeiro já está iluminado por algo maior. É o prenúncio da festa que se aproxima, um sopro do que virá, o primeiro compasso de um grandioso espetáculo que, a cada ensaio, já se deixa ouvir e sentir.

Continua após a publicidade
Dua Lipa na Vila Isabel credito Daniel Pinheiro.jpg
A cantora Dua Lipa esteve na quadra da Vila Isabel durante sua passagem pela cidade, na última turnê (Daniel Pinheiro/Divulgação)

Anote na agenda
As próximas festanças nas quadras e na rua

Salgueiro
Neste sábado (6), a convidada é a Imperatriz Leopoldinense. Já no dia 13, a Vila Isabel subirá ao palco. No dia 20 de dezembro, às vésperas do Natal, o show é com a companhia da Mocidade Independente de Padre Miguel. Rua Silva Teles, 104, Andaraí. Sáb., 20h30. Ingressos a partir de R$ 40,00 pelo guicheweb.com.br.

Continua após a publicidade

Viradouro
A quadra da escola de Niterói recebe componentes às terças, às 18h30, para fazer bonito no desfile de fevereiro. Avenida do Contorno, 16, Barreto, Niterói. Grátis.

Portela
No próximo sábado (12) a Águia de Oswaldo Cruz e Madureira recebe os componentes da União da Ilha e da Porto da Pedra em sua quadra. E, no domingo (13), rola o tradicional cozido das matriarcas do samba. Rua Clara Nunes, 81, Oswaldo Cruz. Sáb. (12), 22h,  e dom. (13), 13h. Ingressos a partir de R$ 40,00 pelo guicheweb.com.br.

Unidos da Tijuca
Os ensaios de rua acontecem toda quinta, a partir das 19h. Via 1, Santo
Cristo. Grátis.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês