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Como conseguir desconto no chope do Rock in Rio?

Com copo reutilizável, preço da bebida cai de 19 para 15 reais, e ainda reforça um dos pilares mais trabalhados nesta edição do festival, o da sustentabilidade

Por Paula Autran
Atualizado em 16 set 2024, 20h42 - Publicado em 16 set 2024, 17h43
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Por um mundo melhor: marcas como Heineken e Braskem fazem coro com Rock in Rio por sustentabilidade, uma fornecendo copos reutilizáveis e a outra locais para que eles possam ser higienizados em segundos.  (Paula Autran/Veja Rio)
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O slogan “por um mundo melhor” é a música de fundo de uma série de iniciativas de sustentabilidade espalhadas pela Cidade do Rock. O desafio das marcas que se associam ao Rock in Rio neste coro é fazer com que o público que ali circula leve para casa e para a vida conceitos que, mas do que um disco arranhado, passem a soar como música no dia a dia de cada um.

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“Pesquisas mostram que a melhor maneira de conversar com as pessoas sobre temas como o consumo consciente e o descarte correto de lixo é em momentos de lazer. Por isso investimos em ações no festival, assim como em praias e praças”, explica a diretora de Marketing e Comunicação da petroquímica Braskem, Ana Laura Sivieri. Marcando presença como parceira do Rock in Rio pela segunda edição, e empresa montou um estande em que as pessoas podem disputar brindes reciclados, como pochetes e mochilas feitos de nylon de guarda-chuvas reutilizados, participando de uma enquete que dá direito a girar uma roleta virtual que estipula qual o prêmio de cada um. Lá é possível ganhar tirantes para pendurar os copos reutilizáveis e também higienizar estes copos em 5 segundos. A Braskem também confere pontos a quem lhe entrega materiais para serem descartados, como copos e garrafinhas plásticas, o que pode render aos consumidores conscientes caixas de som feitas de material reciclado e ingressos para outros dias do festival. “É chato ficar falando para os jovens: faz isso, não faz aquilo. Mas um lugar onde as pessoas estão relaxadas é uma porta de entrada para levar a estas práticas sustentáveis. Eu te convido a participar, não te imponho nada. E isso fica na memória”, resume Ana Laura.

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O que se vê na prática, pesquisas encomendadas pela Heineken comprovam que vale a pena em todos os sentidos. Segundo o estudo BrandZ da Kantar (2022), os consumidores consideram sustentabilidade como o principal fator para construção de reputação das marcas, dado esse que vem crescendo nos últimos 10 anos. Além disso, segundo o estudo, a sustentabilidade tem papel fundamental na construção de diferenciação e conexão emocional das marcas com os consumidores. A cervejaria, uma das patrocinadoras oficiais do Rock in Rio pela sexta edição, foi considerada a marca mais sustentável no segmento de bebidas, de acordo com pesquisa Kantar 2023. E, em 2024, a mensagem que a Heineken quer passar é a de que “é preciso curtir como se houvesse amanhã”. O objetivo é destacar a importância dessas atitudes na redução de impactos, levando à reflexão num território de conexão entre as pessoas. “Afinal, somos uma marca de socialização“, diz Beatrice Jordão, diretora de comunicação e branding da Heineken no Brasil.

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Entre as principais iniciativas de sustentabilidade desenvolvidas pela cervejaria, em parceria com a Meu Copo Eco, estão copos reutilizáveis, que são limpos e retornam ao público do evento, incentivados ao reuso. A ação envolve também Bull, Coca-Cola, Schweppes e Braskem. Quem adquire um destes copos ao comprar a primeira bebida recebe um desconto no preço da segunda. No caso da Heineken, o chope comprado com o copo sai por R$ 19, e depois cada refil custa R$ 15. Com esta medida, o festival prevê evitar a geração de mais de 14 toneladas de resíduos. Será uma das maiores operações de copos reutilizáveis no mundo.

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Também a Movida, empresa de aluguel de carros, combina entretenimento, sustentabilidade e modernidade em seu estande, com atividades que não só divertem, mas também contribuem para o meio ambiente. Uma das atrações do espaço é o Movidance, uma atividade que une diversão e sustentabilidade de maneira simples. Os participantes seguem as pegadas em um piso interativo e, conforme acumulam pontos, têm a oportunidade de plantar árvores com a Movida. Quanto mais passos acertarem, mais árvores poderão ser plantadas, conectando a experiência do festival com iniciativas de responsabilidade ambiental.

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