Continua após publicidade

Colar de pérolas volta a iluminar Copacabana

Orla do bairro terá 73 postes históricos restaurados até o Réveillon

Por Redação Veja RIo
Atualizado em 5 dez 2016, 12h32 - Publicado em 28 nov 2014, 12h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  

    No verão em que a cidade comemora 450 anos, o tradicional “colar de pérolas” da Princesinha do Mar não foi esquecido. A Rioluz está restaurando os 73 postes de iluminação datados da década de 30 que dão ainda mais brilho a uma das praias mais conhecidas do mundo. A previsão é que os trabalhos, já iniciados, terminem em dezembro deste ano, antes da queima de fogos do Réveillon.

    “Instalados em 1936, do Leme ao Posto Seis, estes postes tinham iluminação a vapor de mercúrio que, com sua luz branca, deixava os passantes fascinados. Vem daí o apelido de Colar de Pérolas. Estamos finalmente devolvendo o colar para a Princesinha do Mar”, comemora o presidente da Rioluz, Henrique Pinto, satisfeito por atender a uma antiga reivindicação dos moradores do bairro.

    Continua após a publicidade

    Como os postes de cinco metros em ferro fundido apresentam grande valor histórico à paisagem da cidade, profissionais qualificados e experientes desenvolveram sob medida um projeto para manter sua originalidade. Orçada em R$ 707 mil, a obra contempla restauração e manutenção corretiva dos postes decorativos, que inclui a retirada e reinstalação, recuperação dos postes, raspagem de pintura remanescente, aplicação de tinta anticorrosiva, reposição de luminárias, rede de dutos, caixas e rede elétrica de alimentação, construção de nova linha de duto subterrânea e de caixas de passagens, instalação de tampões de 60 centímetros e novos conectores.

    No novo projeto, as janelas de visitas (que possibilitam o acesso dos técnicos ao equipamento para fins de manutenção), feitas de ferro e localizadas na base dos postes, serão camufladas, de forma a evitar que continuem sendo vítimas frequentes de furto e vandalismo.

     

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.