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A cada cem clientes da Light, quarenta têm “gato” de energia

Levantamento da concessionária mostra concentração de fraudes na Baixada e na Zona Oeste. Perdas chegam a R$ 1,3 bilhão por ano e aumentam risco de apagões

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 13 nov 2025, 15h28 - Publicado em 13 nov 2025, 15h26
Funcionários da Light
Segundo levantamento da concessionária, municípios da Baixada Fluminense e bairros da Zona Oeste são os que mais enfrentam problemas por furto de energia (Light/Divulgação)
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Um levantamento feito recentemente pela Light revelou que quatro em cada dez clientes da concessionária de energia elétrica do Rio mantêm algum tipo de ligação irregular — dos populares “gatos de luz” a outros esquemas de furto. Entre janeiro e outubro deste ano, foram identificadas mais de 118 mil instalações irregulares e quase 2,4 mil ligações clandestinas na área de concessão da empresa.

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Os casos são mais frequentes em municípios da Baixada Fluminense e em bairros da Zona Oeste da capital. O prejuízo estimado chega a R$ 1,3 bilhão por ano, valor que seria suficiente para abastecer 54 mil residências durante doze meses, segundo a concessionária.

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O furto de energia tem impacto direto na qualidade do serviço. Durante o último verão, 1320 transformadores queimaram por causa de sobrecargas geradas por ligações clandestinas, deixando cerca de 400 mil clientes sem luz.

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Diante do cenário, a Light anunciou na quarta (12) o início de um plano estratégico para o verão, que prevê fiscalizações em 31 municípios atendidos pela empresa, em parceria com o Centro de Operações Rio (COR) e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

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Além das ações contra fraudes, o programa inclui podas emergenciais de árvores próximas à rede elétrica — a meta é chegar a 364 mil podas até o fim de 2025. O chamado Plano Verão deve se estender até o primeiro trimestre de 2026.

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