Circuito de megablocos do Carnaval será batizado em homenagem a Preta Gil
A artista era uma entusiasta da folia e fundou, em 2009, o Bloco da Preta, que se tornou um dos megacortejos cariocas

A cantora Preta Gil, falecida no último domingo (20), após uma longa batalha contra o câncer, será homenageada pela prefeitura do Rio no Carnaval.
O trajeto oficial dos megablocos da cidade vai passar a se chamar Circuito de Blocos de Carnaval de Rua Preta Gil, ou para simplificar, Circuito Preta Gil.
A homenagem foi publicada no Diário Oficial do município nesta terça (22), em decreto assinado por Eduardo Paes.
Os desfiles vão começar na Rua Primeiro de Março, entre as ruas do Rosário e do Ouvidor, e seguirão pela Avenida Presidente Antônio Carlos até a dispersão, na altura da Rua Araújo Porto Alegre.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
A artista era uma entusiasta do Carnaval e fundou, em 2009, o Bloco da Preta, que se tornou um dos megacortejos da folia carioca. Em 2023, quando descobriu a doença, ela se preparava para desfilar, mas acabou adiando a festa.
De acordo com a família Gil, ela desejava que seu velório fosse no Theatro Municipal, após um cortejo em trio elétrico pelas ruas do Centro da cidade, onde alegrou milhões de foliões em tantos carnavais. A despedida ainda não tem data confirmada, porque depende das burocracias da liberação do corpo da cantora, que ainda está em Nova York, nos Estados Unidos.
+ A homenagem da novela Vale Tudo a Preta Gil
“Considerando a participação decisiva de Preta Gil na retomada do Carnaval de rua do Centro do Rio, contribuindo para sua afirmação enquanto espaço urbano de cidadania cultural”, escreveu o prefeito no decreto que homenageia a filha de Gilberto Gil.