Cuidado com a pele: cinco dicas simples para adotar no inverno
Médica carioca, que participa do Congresso Mundial de Dermatologia, em Singapura, orienta como evitar ressecamento intenso da pele no frio
“O frio não vai mesmo me incomodar”, diz a rainha Elsa no filme Frozen, sucesso da Disney. Não é bem assim, especialmente se o assunto for a pele, como ensina a dermatologista Doris Hexsel, que está em Singapura, onde apresenta uma das palestras plenárias no Congresso Mundial de Dermatologia, que termina domingo (8). Os cuidados no inverno precisam ser reforçados para que o frio não faça mal à face.
+ Cinco dicas para manter a casa mais quentinha sem castigar o bolso
“As baixas temperaturas interferem na pele, causando ressecamento, que pode ser provocado pela diminuição da hidratação ou da oleosidade natural da pele”, explica a médica, que tem clínica em Ipanema, no Rio, e em Porto Alegre.
Para prevenir opacidade e ressecamento da pele, a médica, que tem clínica em Ipanema, listou cinco dicas simples para manter o rosto protegido do frio:
– Água pelando nem pensar
Evite banhos muito quentes e com excesso de sabonetes, pois eles expelem o manto de gordura natural da pele, que já está diminuído no inverno e, principalmente, nos idosos. Esta camada é uma importante proteção natural que devemos preservar, especialmente nesta época.
– Nada de preguiça
Hidratar a pele após o banho com um hidratante corporal é fundamental, além da aplicação da rotina de skincare da face prescrita por um dermatologista. A aplicação desses produtos na pele é mais fácil com loções hidratantes do que cremes hidratantes.
– Invista no bom e barato
Reponha a oleosidade da pele nas áreas em que ela estiver reduzida, como pernas e braços, especialmente cotovelos. Utilize um creme com maior teor de óleo ou aposte no bom e barato: um clássico óleo de amêndoas doces ou óleo mineral ao seu creme hidratante.
– Pés macios
Nas áreas em que o ressecamento costuma ser mais intenso, como os pés, invista em cremes com ativos como a uréia, usados em hidratantes nas concentrações de 3% a 10%, que ajudam a remover as células ressecadas da pele. Após passar o creme, vale calçar uma meia para aumentar a absorção.
– Não espere a sede
Ingerir uma boa quantidade de água é importante, embora não trate isoladamente a pele seca. É comum sentir menos sede no inverno, por isso não espere ela chegar para se lembrar de beber água.