Chuva causa 8 mortes no interior do Rio; 594 pessoas estão desabrigadas
Governo do estado já enviou 10.032 insumos, entre kits de alimentação, material de higiene e colchões às cidades mais atingidas
As fortes chuvas que atingiram o estado do Rio entre sexta (22) e sábado (23) deixaram ao menos oito mortos. Os casos aconteceram nas regiões Serrana e dos Lagos, além da Baixada Fluminense. O Governo do estado informou, neste domingo (24), que 594 pessoas estão desabrigadas e 173 desalojadas. O Corpo de Bombeiros confirmou, nesta segunda (25), ter resgatado 160 pessoas com vida. Entre elas uma criança de 4 anos, que ficou mais de 16 horas sob os escombros. Desde quinta (21), os bombeiros já atenderam 257 ocorrências relacionadas às chuvas. Até o momento, a corporação atuou em 111 inundações/alagamentos, 31 desabamentos/deslizamentos e 70 cortes de árvores, entre outras ocorrências.
+ Caso Marielle: os próximos passos da investigação após prisão de mandantes
Em Arraial do Cabo, um homem morreu depois de ser atingido por um raio no Pontal do Atalaia. Em Santa Cruz da Serra, Duque de Caxias, um homem se afogou depois que o caminhão que dirigia caiu num rio. Em Petrópolis, quatro óbitos foram confirmados no desabamento de uma edificação residencial no bairro Independência. Em Teresópolis, uma vítima foi soterrada sob os escombros de uma casa que desabou, na Comunidade da Coreia. Bombeiros especializados em salvamento em desastres e cães farejadores foram empenhados para auxiliar nas buscas.
Segundo o Governo do estado, estão sendo reforçadas as ações humanitárias nas áreas afetadas. Mais de 10 mil insumos já foram enviados aos municípios atingidos e máquinas do governo estão atuando na limpeza das vias. As secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos enviaram um total de 10.032 insumos, entre kits de alimentação, material de higiene e colchões às cidades mais atingidas pelas chuvas. O governador Cláudio Castro também obteve da União a garantia de ajuda do Exército, se necessário.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Ao todo, 527 máquinas da Secretaria do Ambiente e do Inea foram disponibilizadas para todo estado. Os equipamentos estão sendo usados em Petrópolis, Teresópolis, Nilópolis, Guapimirim, Bom Jesus de Itabapoana, Itaperuna, Campos dos Goytacazes, Belford Roxo e Duque de Caxias. Em Petrópolis e Teresópolis, na Região Serrana do Rio, área mais impactada, estão em uso retroescavadeiras, caminhões basculantes e um caminhão tanque. Equipes do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) também trabalham para liberar a rodovia RJ-230, que foi interditada, na altura de Bom Jesus de Itabapoana. Houve quedas de barreira e há trechos alagados.