Continua após publicidade

Pelo celular: como será o sistema de alerta de emergências para cariocas

Sinal sonoro poderá ser ouvido mesmo se aparelho estiver no modo silencioso; modelo adotado é semelhante ao existente nos Estados Unidos, Europa e Japão

Por Da Redação
6 abr 2023, 12h44
A imagem mostra a mão de uma pessoa segurando um Iphone, com uma praia ao fundo
Celular de emergência: no fim do ano, sistema que informará em tempo real sobre risco de chuvas fortes, deslizamentos e outros incidentes que possam afetar a rotina da cidade, como interdições por tempo prolongado de corredores de trânsito e risco de ressaca, estará à disposição dos cariocas. (Pixabay/Reprodução)
Continua após publicidade

Um novo sistema de notificação pelos telefones celulares para informar em tempo real sobre risco de chuvas fortes, deslizamentos e outros incidentes que possam afetar a rotina da cidade, como interdições por tempo prolongado de corredores de trânsito e risco de ressaca, estará à disposição dos cariocas no fim do ano. A exemplo do que já acontece nos Estados Unidos, na Europa e no Japão, todos os usuários de celulares na área alvo de preocupação receberão um alerta sonoro, que poderá ser ouvido mesmo se o aparelho estiver no modo silencioso, para a leitura de instruções.

+ Operação Poseidon: golpistas presos ostentavam vida de luxo nas redes

Em desenvolvimento desde o fim do ano passado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em parceria com as concessionárias, o sistema vai facilitar a comunicação entre a prefeitura e os moradores do Rio. Identificada a emergência, as defesas civis do estado e do município emitirão comunicados, conforme protocolos que estão sendo definidos. Segundo o chefe executivo do Centro de Operações Rio (COR), Marcus Belchior, o foco da Anatel inicialmente é voltado à prevenção de eventos e temporais. Mas as cidades terão autonomia para usar o serviço em outras situações. “Esse é o caso do Rio, que está participando da comissão para implantar o serviço. Como o COR processa muitas informações de utilidade pública, vamos recorrer à ferramenta para melhorar a comunicação com a população e criar uma cultura de lidar com emergências“, explicou Belchior ao Globo.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

A cidade do Rio já emite alerta sobre riscos de temporais por meio de dois recursos: sirenes e notificações via SMS, para assinantes do serviço. São cerca de 1 milhão de telefones cadastrados, mas o recurso depende que o usuário verifique o aparelho. Com a mudança de tecnologia, o alerta será emitido para as antenas de celulares mais próximas do local onde acontece a emergência, com instruções. Todo aparelho que tenha ao menos tecnologia 4G vai receber a mensagem.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.