Celular Seguro RJ: como funciona o aplicativo contra roubo de aparelhos
Plataforma permite que população verifique se o aparelho foi furtado, além de auxiliar em investigações policiais

Agora, não tem desculpa! O governo do Rio lançou o Celular Seguro RJ, o aplicativo permite ao usuário verificar se o aparelho foi roubado ou furtado, além de permitir o cadastro do dispositivo como regular.
O app — já disponível para Android e IOS — busca facilitar a devolução dos telefones móveis, ao mesmo tempo que coibi a comercialização ilegal do produto. A ideia é integrar a ferramenta ao gov.br para que todo cidadão tenha acesso ao próprio IMEI, quinze dígitos que identificam cada aparelho celular.
Além de possibilitar a consulta do número identificador, obtido ao digitar *#06# no aparelho, será possível verificar se há alguma restrição nele. Outra função é o cadastro de familiares pelo app para monitorar a situação de cada dispositivo.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A plataforma também terá funcionalidade para as autoridades. A polícia conseguirá consultar o IMEI e, em caso de roubo, determinar uma restrição no banco de dados em tempo real.
O aplicativo ainda é conectado à Operação Rastreio, responsável pela recuperação de 1462 telefones e 102 suspeitos presos só na terça (1o).
+ Brics no Rio: como vai funcionar a GLO instalada durante o período
Na ação, a Polícia Civil enviou intimações para o WhatsApp daqueles que usavam aparelhos furtados, em que solicitavam que fizessem devolução voluntária nas delegacias em até 72 horas. Os que não seguirem o prazo podem responder em até 4 anos de prisão por crime de receptação.