Estiagem faz Cedae adiar manutenção de sistema que abastece o Rio
Serviço, que interrompe a produção de água no Guandu-Lameirão, foi remarcado para 7 de novembro; é o segundo adiamento
A Cedae adiou para o dia 7 de novembro a manutenção anual preventiva do Sistema Guandu- Lameirão, prevista para a próxima terça (24). A decisão de remarcar o serviço se deu por causa da estiagem que atinge o estado do Rio, já que exige o desligamento do sistema e a interrupção da produção de água.
+ Queimadas no Rio: Ibama suspeita de ação organizada por criminosos
A falta de chuva reduziu os níveis de alguns mananciais usados para a captação de água na Região Metropolitana. O reservatório do Guandu-Lameirão, responsável pelo fornecimento para a capital e parte da Baixada Fluminense, segue com 67,23% de sua capacidade. De acordo com a Cedae, como o sistema opera com sua capacidade máxima mesmo com a estiagem, a companhia decidiu pelo adiamento para evitar o impacto sobre o abastecimento da população.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Este foi o segundo adiamento da manutenção preventiva, inicialmente marcada para 5 de setembro. A primeira vez, a decisão foi tomada por causa da previsão de altas temperaturas – e, consequentemente, do aumento do consumo -, para minimizar o impacto sobre a população. A nova data foi decidida nesta terça (17), em uma reunião do Conselho do Sistema de Fornecimento de Água (CSFA), que reúne representantes do governo do estado, Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico (Agenersa), Cedae e concessionárias de saneamento.