Reforma da Catedral do Rio inclui montagem de quebra-cabeças de vidro
Quatro grandes vitrais estão sendo revitalizados; são 2 040 pedacinhos coloridos desmontados e montados de novo com base em molde
Prevista para ser finalizada no primeiro semestre de 2026, a reforma da Catedral de São Sebastião, no Centro, inclui a restauração dos quatro grandes vitrais, compostos de 2 040 pedacinhos coloridos, além da pintura da fachada com uma tinta especial, resistente à ação do tempo.
+ Luxo do luxo: encontro discute sustentabilidade neste elegante mercado
+ Tarifaço americano pode custar 830 milhões de reais ao estado do Rio
Com nomes relacionados à Igreja – santa, una, católica e apostólica -, os painéis têm 20 milímetros de espessura, 68 metros de altura, 20 metros de largura na base e 13 metros no cume. São peças de concreto armado com estrutura metálica interna, uma modalidade chamada de “dalle de verre” – “placa de vidro”, numa tradução livre do
francês. “Cada um tem 51 linhas, com dez peças formadas por cinquenta pedaços de vidro, em média”, contabiliza o vitralista Cláudio Sacramento (no detalhe), que há 35 anos cuida da manutenção do local, à frente de uma equipe de seis pessoas.
+ A diferença é verde: do Alto da Boavista a Irajá, termômetro sobe 10°C
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
“Cerca de 80% dos vitrais estavam em estado de deterioração muito crítico”, conta ele, que segue uma planta numerada para pôr tudo de volta no lugar. Essa é a primeira grande revitalização da construção modernista, projetada pelo arquiteto Edgar de Oliveira da Fonseca e inaugurada em 1976. A reforma, orçada em R$ 68,8 milhões, está a cargo do governo do estado, que também está restaurando a Catedral Presbiteriana, no Centro, e o Centro Ilé Asé Opó Afonjá, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.
Valor pago por Vorcaro pelo aluguel da casa do ator Marcio Garcia
Intolerância religiosa? Veja como foi conversa de Pedro e Ana Paula
O recado de Anitta para Juliano Floss depois de sair da casa do BBB
Entenda o fetiche que Juliano Floss confessou no Big Brother Brasil
VEJA RIO vai eleger as marcas e lugares mais amados da cidade; vote aqui!





