O casarão na Lapa que funcionava como ‘bunker’ do tráfico

Local, onde a polícia encontrou duas mil unidades de drogas, tinha porta de aço e passagem secreta; dois suspeitos foram presos

Por Da Redação
31 mar 2025, 12h19
bunker-trafico-lapa
'Bunker do tráfico': segundo a Polícia Civil, espaço pertencia ao traficante Abelha, um dos chefes do Comando Vermelho (./Reprodução)
Continua após publicidade

Policiais da 5ª DP (Mem de Sá) localizaram e fecharam um casarão usado por traficantes, na Lapa, neste domingo (30). De acordo com as investigações, o imóvel aparentemente abandonado funcionava como “boca de fumo” e consumidores de diversas drogas faziam fila na porta para comprar o material entorpecente. No momento da operação, no entanto, os agentes descobriram que o local contava com um quarto isolado dos outros ambientes. O cômodo tinha portas de aço, e uma delas dava para uma pequena passagem secreta, como um verdadeiro “bunker do tráfico”. Os criminosos utilizavam a passagem para fugir e trancavam por fora a porta de aço, que pesa mais de 300 quilos, o que impedia o acesso dos policiais. Desta vez, porém, dois suspeitos foram presos em flagrante.

+ Justiça mantém cobrança da taxa de incêndio no Rio: veja os valores

Segundo as investigações, o casarão – que fica entre as ruas Joaquim Silva e Travessa Mosqueira – pertence a Wilton Carlos Rabello Quintanilha, conhecido como Abelha, uma das principais lideranças do Comando Vermelho. Na ação, cerca de 2 mil unidades de drogas como maconha, haxixe, skank, cocaína e crack foram apreendidas, gerando um prejuízo estimado de R$ 100 mil. Os dois presos são Magno Cavalcanti de Barros, de 27 anos, e Nathan Souza Resgate, de 22 anos. Eles foram autuados pelos crimes de tráfico de drogas, associação criminosa e resistência à prisão. Ambos tinham passagem pela polícia por tráfico e roubo. Contra Nathan, também foi cumprido um mandado de prisão temporária. Ele estava foragido da Justiça desde outubro, quando recebeu o benefício da saída temporária e não retornou para cumprir o restante da pena.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

O bunker foi desfeito: a polícia retirou as portas de aço, e destruiu o restante da estrutura. As investigações apontam que os pontos de venda de drogas da Lapa tem ligações com lideranças do Comando Vermelho, que domina comunidades próximas, como o Morro dos Prazeres e o Fallet/Fogueteiro, ambas em Santa Teresa. O traficante Abelha é um dos investigados por lucrar com essa comercialização.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.