Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Número de casamentos desce no Rio, enquanto o número de divórcios sobe

Enlaces entre pessoas do mesmo sexo bateram recorde em 2024, com 12187 registros e alta de 8,8% em relação a 2023; do total, 64,6% foi entre mulheres

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
11 dez 2025, 14h43 •
casamento - troca de alianças
Casamentos mantidos: queda do número de divórcios no Rio coincide com fim do isolamento social.  (Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade
  • Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística na quarta (10) mostram que o número de casamentos no Rio caiu em 2024, enquanto o de divórcios permaneceu em crescimento.

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    Foram registrados nas estatísticas do Registro Civil 70940 matrimônios, contra 71650 no ano anterior; e 39942 separações litigiosas, ante 38055 em 2023.

    Pela primeira vez, a proporção de divórcios entre pais com guarda compartilhada (26,45%) superou a de casais cuja guarda ficava apenas com a mãe (26,04%) — seguindo a tendência nacional. Em 2023, essas proporções foram, respectivamente, 24,62% e 30,47%.

    Continua após a publicidade

    Sobre a queda nos casamentos, o IBGE aponta que a diminuição ocorre no país desde 2016. Com a pandemia de Covid-19, a redução foi ainda maior, com pequenos aumentos em 2021 e 2022. No ano seguinte, voltou a cair em todo o Brasil.

    Enlaces entre pessoas do mesmo sexo bateram recorde em 2024, com 12187 registros e alta de 8,8% em relação a 2023. Do total, 64,6% foi entre mulheres.

    + Beijo lésbico em Três Graças deixa a web em polvorosa; veja memes

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês