Cartão Jaé se torna obrigatório para quem tem direito a gratuidade
Balanço divulgado pela Prefeitura mostra que já foram emitidos 1,6 milhão de passes no total

A partir deste sábado (5), o uso do cartão Jaé passa a ser obrigatório para passageiros com direito a gratuidade nos deslocamentos em ônibus, VLT, BRT e vans. Um balanço divulgado pela Prefeitura nesta sexta (4) mostra que a implantação do sistema que substituirá o RioCard já atingiu o número de 1,6 milhão de cartões emitidos no município – sendo 644 mil para beneficiários com isenção de passagens em todos os transportes modais municipais. Ainda segundo o relatório, foram realizados 2,6 milhões de registros de usuários.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
+ Cartão Jaé: o que você precisa saber para não perder tempo na fila
Na coletiva de imprensa realizada no Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura (COR-Rio), estiveram presentes o vice-prefeito Eduardo Cavalieri e a secretária municipal de Transportes do Rio Maína Celidono. “Temos 1,1 milhão de cadastros de gratuidade, o que está acima da expectativa que a gente tinha. Hoje, no total, estamos com 21% da utilização do Jaé no sistema e observamos um aumento de em média 1% ao dia”, afirmou a secretária. “Estamos satisfeitos com a adesão e seguros com o início da operação das gratuidades amanhã. Bom que isso aconteça entre um ponto facultativo e feriado com menor circulação”, explicou Cavalieri.
O período de transição entre os dois sistemas se arrasta há mais de dois anos e tem sido marcado por descumprimentos de contratos e adiamentos do início oficial da operação. Em nota, a RioCard informa que não é responsável pelo planejamento e gestão do processo de implementação do Jaé. “A RioCard colaborou sempre que foi solicitada pela Secretaria Municipal de Transportes e cumpriu as determinações recebidas”, informou a nota. Além disso, conforme edital de licitação, a empresa não está encarregada de cadastrar e emitir as gratuidades.
A transição definitiva, isto é, para todos os usuários do cartão RioCard, está marcada para o dia 2 de agosto. Os benefícios de integração do Bilhete Único Carioca continuam válidos a partir desta data, mediante o uso do Jaé. Já o Bilhete Único Intermunicipal (BUI) não sofrerá mudança. Os validadores do RioCard seguem aceitando a integração – com exceção das municipais que será exclusivas do Jaé. Os superpostos de cadastro permanecerão em operação neste mês para atender ao público que ainda não atualizou o seu registro, seja de gratuidade ou usuário em geral.
A seguir, confira a lista dos superpostos de cadastro:
Clube do Servidor – Rua Ulysses Guimarães, s/nº – Cidade Nova. Seg., a sáb., 7h/19h.
Nave do Conhecimento do Engenho de Dentro – Rua Arquias Cordeiro, 1516. Seg., a sáb., 7h/19h.
Campo Grande – Centro Esportivo Miécimo da Silva – Rua Olinda Ellis, 470. Seg., a sáb., 7h/19h.
Vila Olímpica de Deodoro – Estrada do Camboatá, s/nº – Deodoro. Seg., a sáb., 7h/19h.
Demais postos de Atendimento:
Botafogo – Rua Dona Mariana, 48. Seg., a sáb., 7h/19h.
Centro 1 (CASS – Sede da Prefeitura) – Rua Ulysses Guimarães, 2-14 – Cidade Nova. Seg., a sáb., 7h/19h, exceto feriados.
Centro 2 (em frente ao metrô Estácio) – Rua Ulysses Guimarães, 16, loja A – Estácio. Seg., a sáb., 7h/19h.
Terminal BRT Alvorada – Av. das Américas, s/nº – Barra da Tijuca. Seg., a sáb., 7h/19h.
Terminal BRT Jardim Oceânico – Av. Armando Lombardi, 705 – Barra da Tijuca. Seg., a sáb., 7h/19h.
Terminal BRT Paulo da Portela – Rua Padre Manso, s/nº – Madureira. Seg., a sáb., 7h/19h.
Madureira – Shopping São Luiz – Av. Ministro Edgard Romero, 81. Seg., a sáb., 7h/19h. Exclusivo para gratuidades desde 25 de junho.
Santa Cruz – Rua Felipe Cardoso, s/nº. Seg., a sáb., 7h/19h.
Terminal Pingo D’Água – Estrada da Pedra – Guaratiba. Seg., a sáb., 7h/19h.
Taquara – Av. Nelson Cardoso, 905 – loja 107. Seg., a sáb., 7h/19h.
Terminal Gentileza – Av. Francisco Bicalho, São Cristóvão – Loja 32. Seg., a sáb., 7h/19h.