Carta ao leitor: onde o Rio é mais francês
A edição desta semana conta novidades da gastronomia bleu, blanc et rouge, mas por outro lado visita a academia mais cara do Rio, onde suar é privilégio
De maio para cá, dois restaurantes abriram as portas em Ipanema exaltando as técnicas e o rigor da gastronomia bleu, blanc et rouge: o Glória e o Francese. Ainda vem por aí o Ophelia, no mesmo bairro. E, nesta semana, é a vez de Claude Troisgros abrir as imponentes portas do Madame Olympe, no Leblon. Um projeto ambicioso, que carrega a missão de resgatar a alma da casa que consagrou o chef franco-carioca e fez história por dezessete anos no Jardim Botânico.
Claude garante: não é moda passageira, tampouco coincidência. Trata-se de um retorno global da gastronomia francesa às suas origens, após anos de identidade diluída pela onda da globalização culinária. Na matéria de capa, o repórter Pedro Landim destrincha o menu delicado da nova empreitada e revisita a trajetória do filho rebelde de Pierre Troisgros (1928-2020), que trocou os salões estrelados da França pelos sabores tropicais e não parou mais. Inquieto aos 69 anos, Claude tem gás de sobra para muitas aventuras.
A VEJA RIO desta semana também antecipa as principais discussões do Rio Innovation Week, que reunirá no Píer Mauá as maiores mentes pensantes do planeta. No roteiro fitness, visitamos a academia mais cara do Rio, onde suar a camisa é quase um privilégio. Empoderadas e afiadas, as meninas do rap ocupam o microfone num cenário ainda dominado pelos homens. E o bazar Doar Fashion coloca 27 000 produtos à disposição de quem quer ajudar. Entre clássicos à la française, debates de futuro, batidas de rap e boas ações, esta edição está servida. Bon appétit – e boa leitura!
Táxis fora da tabela viram rotina no Rio
IPTU 2026: confira as datas de pagamento no Rio e descontos disponíveis
Grupo de ricos cariocas entre os ganhadores da Mega da Virada
Prefeitura do Rio dá pistas da atração do próximo mega show em Copacabana
Vestígios: Arpoador segue sem pudor depois de 1 ano do “surubão” (vídeo)





