Carta ao leitor: O Centro renasce

Revitalização segue moldes de projetos bem-sucedidos em metrópoles como Londres, Nova York e Buenos Aires

Por Paula Autran
16 Maio 2025, 06h09
centro-rio
Cidade: Centro enfrenta prova de fogo ao receber novos habitantes (Daniela Dacorso/Veja Rio)
Continua após publicidade

Ao chegar à cidade pela Ponte Rio-Niterói ou pela Avenida Brasil, nota-se um imenso canteiro de obras. Somente no Porto Maravilha, doze condomínios vêm sendo erguidos. Já nas ruas do Centro, edifícios recauchutados para abrigar moradias pretendem trazer movimento a uma região que, nos últimos tempos, virou sinônimo de abandono. Os novos moradores comemoram: as longas horas de deslocamento até o trabalho foram reduzidas a poucos minutos, mas ainda faltam serviços básicos, como mercados, padarias e academias.  Quem investe na área garante que a chegada dos residentes dará confiança aos comerciantes.

É curioso pensar que a história do Rio se desenvolveu a partir desse trecho, que agora é o símbolo de uma revitalização aos moldes de projetos bem-sucedidos em metrópoles como Londres, Nova York e Buenos Aires, como conta a repórter Elisa Torres na capa desta edição.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Nesta semana, também trazemos um papo aberto com João Vicente de Castro, Gregorio Duvivier e Fabio Porchat, sócios do Porta dos Fundos, ávidos por novas histórias; apresentamos a sofisticada charcutaria fluminense, que encanta chefs e paladares; e antecipamos a folia. Em 2026, as escolas de samba vão investir em figuras emblemáticas da cultura para levantar a Sapucaí. Afinal, no Rio, é Carnaval o ano todo. Boa leitura!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.